31 Mar 2015

Plano realiza ação de formação financeira para Cresaçor no âmbito do Prémio António Sérgio

Realizou-se no passado dia 20 de março a primeira ação de formação promovida no âmbito da colaboração iniciada em 2014 entre o Plano Nacional de Formação Financeira e a CASES, para oferta de módulos de formação financeira a vencedores do Prémio António Sérgio.

O Plano realizou uma ação de formação financeira dirigida à Cresaçor, uma cooperativa de economia solidária que venceu o Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2014, da CASES, na categoria “Inovação e Sustentabilidade”.

A ação de formação decorreu em Ponta Delgada, nos Açores, e nela participaram cerca de 20 colaboradores da Cresaçor e cooperantes de empresas da região.

Ao longo do dia foram abordados vários temas relevantes para a organização e gestão das finanças pessoais. O Plano começou por destacar a importância de planear e gerir um orçamento familiar e de constituir poupança, identificando os produtos bancários existentes para o efeito e as suas principais características. Apresentou-se também as características da conta de serviços mínimos bancários.

Num segundo momento, foi analisada a importância de recorrer de forma responsável ao crédito e de avaliar devidamente os seus custos, tendo ainda sido discutidas as consequências do incumprimento em contratos de crédito e apresentados os direitos dos clientes bancários com dificuldade em cumprir as obrigações dos seus créditos, no âmbito do regime de prevenção e gestão de situações de incumprimento. Neste âmbito, foi também abordada a atuação das entidades que integraram a Rede de Apoio ao Consumidor Endividado (RACE).

A parte da tarde iniciou-se com a discussão da importância e do papel dos seguros associados aos contratos de crédito.

Seguidamente, dando continuidade ao tema das aplicações de poupança, foram abordadas as caraterísticas dos produtos financeiros mais conhecidos do mercado de capitais (ações, obrigações e unidades de participação de fundos de investimento) e do mercado segurador (planos de poupança-reforma e fundos de pensões) e indicados os princípios básicos a seguir nas aplicações financeiras.

Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio é uma iniciativa da CASES para homenagear as pessoas singulares e coletivas que mais se distinguem na implementação de projetos inovadores e sustentáveis, na produção de trabalhos de investigação, na oferta formativa de nível pós-graduado e na realização de trabalhos escolares em domínios relevantes para a economia social.

Em 2014, foram atribuídos cinco prémios e cinco menções honrosas, nas quatro categorias a concurso.

O Plano Nacional de Formação Financeira associou-se à CASES nesta iniciativa, através da oferta de um módulo de formação financeira aos vencedores das categorias “Inovação e Sustentabilidade” e “Trabalhos Escolares”.