02 Nov 2020

Conferência “Gestão Financeira em tempos de incerteza”

No dia 29 de outubro, o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., o Turismo de Portugal e o CNSF - Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) dinamizaram uma conferência sob o tema “Gestão Financeira em tempos de incerteza”, inserida no âmbito da Semana da Formação Financeira 2020.

Face ao contexto da pandemia da Covid-19, a conferência realizou-se à distância e teve como público-alvo empreendedores, empresários e gestores de micro, pequenas e médias empresas (MPME), tendo contado com mais de 700 inscrições.

A abertura da conferência esteve a cargo do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo e do Administrador do IAPMEI, Nuno Gonçalves que sublinharam a importância da parceria estabelecida entre estas duas entidades e o CNSF para a promoção da formação financeira das MPME. Destacaram que a formação financeira das MPME é fundamental para promover a eficiência e desempenho destas empresas, dotando-as com ferramentas mais sólidas para enfrentar o futuro, sobretudo num contexto adverso como é atualmente a situação da pandemia da Covid-19.

A sessão foi encerrada pelo administrador do Conselho de Administração da CMVM, Rui Pinto, em representação do CNSF, que destacou as recomendações da OCDE e o pacote de medidas recentemente anunciadas pela Comissão Europeia com vista à União do Mercado de Capitais, nas quais assume particular relevância o desenvolvimento de programas de literacia financeira dirigidas às PME’s como fator essencial para uma gestão mais sã e eficaz.

Ao longo da sessão foram abordados temas como o “Planeamento das empresas no pós-pandemia”, a “Cibersegurança na atividade empresarial”, a “Gestão do risco na exportação - o papel dos Seguros de Crédito com Garantia do Estado” e os” Desafios na gestão financeira em contextos adversos”.

Se não teve oportunidade de assistir em direto à conferência, reveja aqui a gravação: https://www.youtube.com/watch?v=43tle7Kp7uo&feature=youtu.be.

Conferência