26 Dez 2019

Conferência “A Formação Financeira no Desenvolvimento Empresarial”

No dia 29 de novembro, o IAPMEI, o Turismo de Portugal e os supervisores financeiros (Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) dinamizaram uma conferência sob o tema “A Formação Financeira no Desenvolvimento Empresarial”.

A conferência teve lugar na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra, tendo contado com cerca de 80 participantes, maioritariamente representantes do tecido empresarial da região Norte e Centro.

A abertura dos trabalhos contou com a intervenção do Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Filipe Rodrigues, e do vogal do Conselho Diretivo do IAPMEI, Nuno Gonçalves.

Seguiu-se uma intervenção do membro do Conselho de Administração da CMVM, Rui Pinto, que abordou temas como a importância e as vantagens do financiamento das empresas através do mercado de capitais, face, nomeadamente, ao recurso ao financiamento bancário e ao papel do capital de risco e do crowdfunding na modalidade de empréstimo como formas alternativas para as empresas obterem know how e fundos para financiarem o seu investimento.

O painel “Planear e negociar o acesso a financiamento” foi apresentado por Paulo Santos, do Instituto Pedro Nunes, que visa promover a inovação e a transferência de tecnologia, estabelecendo a ligação entre o meio científico e tecnológico e o tecido produtivo.

“Novos Modelos de Financiamento – o recurso ao capital de risco“ foi o painel dinamizado por Miguel Barbosa, da Portugal Ventures.

O último painel “Blockchain e Criptomoedas – mitos, realidades e desafios” coube a Rui Serapicos, da Aliança Portuguesa de Blockchain.

O encerramento da conferência ficou a cargo do vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Filipe Silva.