25 Out 2021

Caderno de Educação Financeira para o ensino secundário

O Caderno de Educação Financeira 4, dirigido ao ensino secundário, foi hoje apresentado na Sessão Solene da Semana da Formação Financeira 2021, que decorreu na Escola Secundária Jorge Peixinho, no Montijo.

O Caderno de Educação Financeira 4 é acompanhado por um Caderno de Apoio ao Professor e estão ambos disponíveis para download gratuito neste portal, na área dedicada ao Caderno de Educação Financeira 4, a partir de hoje.

O Caderno de Educação Financeira 4 procura apoiar professores e alunos na abordagem a temas definidos no Referencial de Educação Financeira para o ensino secundário e constitui um marco fundamental da estratégia de implementação da educação financeira nas escolas. Com este quarto volume da série Cadernos de Educação Financeira, passam a estar disponíveis materiais didático-pedagógicos para os três ciclos do ensino básico e para o ensino secundário.

Este caderno é particularmente importante, não apenas porque tem como público-alvo destinatário os jovens pré-adultos, mas também porque aborda os temas financeiros de um modo mais denso e complexo e inclui matérias particularmente atuais, como o acesso aos produtos e serviços financeiros através dos canais digitais, tópico ao qual é dedicado um capítulo autónomo. Este é um tema especialmente relevante para os jovens, uma vez que os resultados de inquéritos à literacia financeira mostram que os jovens têm grande propensão para utilizar os canais digitais, para fazer pagamentos e aceder a outros produtos e serviços financeiros.

O caderno aborda os temas “Planeamento e gestão do orçamento”, “Poupança”, “Crédito”, “Seguros”, “Sistema e produtos financeiros básicos” e “Canais digitais” de forma criativa através de situações-problema, que se baseiam em histórias próximas da realidade dos jovens desta faixa etária. Os temas de educação financeira são apresentados em seis capítulos, apoiados por exercícios e dicas para por em prática os conhecimentos adquiridos que visam reforçar a adoção de atitudes e comportamentos financeiros adequados.

Este caderno é acompanhado por um Caderno de Apoio ao Professor, disponibilizado em formato digital. Este material de apoio ao professor está organizado em seis fichas de atividades, que sugerem como explorar os temas tratados nos capítulos do Caderno de Educação Financeira 4, e disponibiliza exercícios práticos e materiais complementares, que pretendem estimular a curiosidade e o interesse dos alunos e promover o debate sobre os temas de literacia financeira.

A publicação deste quarto caderno, tal como os já publicados para o 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, resulta da parceria, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, entre o Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) e quatro associações do setor financeiro (Associação Portuguesa de Bancos, Associação Portuguesa de Seguradores, Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios e Associação de Instituições de Crédito Especializado).