31 Mai 2024

Técnicos da área social da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa participam em workshop de formação financeira

O Banco de Portugal e a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIMTS) promoveram, no dia 17 de maio de 2024, um workshop de formação financeira para técnicos da área social das autarquias daquela CIM.

A iniciativa decorreu nas instalações da CIMTS, em Penafiel, no âmbito do Ciclo de Ações de Capacitação – Capacitar para Intervir da Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa, e teve como objetivo reforçar as competências financeiras dos profissionais das autarquias da rede que prestam apoio a vítimas de violência doméstica, para que estes possam apoiar vítimas de violência doméstica.

Durante a formação foi apresentado o tema do planeamento e gestão do orçamento familiar e sublinhada a importância de aumentar a resiliência financeira face a choque adversos. Foram também apresentadas as vantagens e condições de acesso a uma conta de serviços mínimos bancários. Foram analisadas as características dos principais produtos de crédito e destacados os cuidados a ter, no recurso ao crédito, para prevenir situações de incumprimento. Foram ainda apresentados os principais riscos associados aos serviços financeiros digitais e os cuidados a ter para prevenir situações de fraude financeira e cibercrime. Para todos estes temas, foram referidos os recursos formativos e as ferramentas disponíveis no portal Todos Contam e na plataforma de e-learning do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF).

Este workshop enquadra-se no protocolo de cooperação para a promoção da literacia financeira celebrado, em 2017, entre a CCDR-N e o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF), e o Acordo de Cooperação celebrado, na mesma data, entre a CIMTS e o CNSF. Este protocolo prevê a realização de formação de formadores dirigidas a técnicos das autarquias locais e a promoção ações de sensibilização e de projetos de literacia financeira junto da população em geral através das autarquias locais, com especial incidência nos mais vulneráveis.