19 Dez 2024

Supervisores realizam ação de formação de formadores do IAPMEI e Turismo de Portugal

No âmbito do protocolo celebrado entre o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF), o IAPMEI-Agência para a Competitividade e Inovação e o Turismo de Portugal (TP), foi concluída, no quarto trimestre deste ano, uma ação de formação financeira dirigida aos formadores da bolsa de formadores certificados do IAPMEI e TP.

Na abertura das sessões de formação participaram a representante da CMVM na Comissão de Coordenação do PNFF, Maria Igreja, a representante do IAPMEI, Patrícia Oliveira e a representante do Turismo de Portugal, Elisabete Félix, que salientaram a importância destas ações de formação e da atualidade dos temas abordados e a mais-valia que representam na futura capacitação dos gestores, empreendedores e gestores de empresas.

Esta formação envolveu quatro sessões ministradas por formadores dos três supervisores financeiros - Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Banco de Portugal e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundo de Pensões (ASF) - e uma sessão assegurada por formadores da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), e teve como objetivo  formar os formadores que por sua vez realizam sessões de formação financeiras dirigidas a empresários, empreendedores e gestores de micro pequenas e médias empresas.

A CMVM assegurou duas sessões, uma, no dia 26 de novembro, sobre Criptoativos e financiamento das empresas através do mercado de capitais, tendo sido formadores João Vieira dos Santos, Sandra Laje e Carla Mãe, e outra, no dia 5 de dezembro, em conjunto com a ASF, na qual se abordou o tema das Finanças Sustentáveis, tendo sido formadores Paulo Peneda Saraiva, Rita Oliveira Pinto e Sara Gamito, da CMVM, e Diogo Seixas da ASF. Para além da importância das finanças sustentáveis para o desenvolvimento empresarial, foram tratadas questões relacionadas com a agenda regulatória e relato de sustentabilidade ESG, a Taxonomia da União Europeia e o papel dos seguros na cobertura de riscos climáticos e catástrofes naturais. A ASF dinamizou, a 3 de dezembro, uma outra sessão sobre o tema dos Fundos de Pensões, tendo sido formador João Germano da Costa. O Banco de Portugal, também no dia 26 de novembro, ministrou o tema da Cibersegurança nos pagamentos digitais, com a participação dos seus formadores Susana Fernandes, Céline Pereira, Ida Corrêa e Soraia Lopes Félix.

A AT, no âmbito do protocolo de colaboração celebrado com os supervisores financeiros, dinamizou uma sessão sobre Aspetos Fiscais na Criação e Atividade de Empresas, que decorreu no dia 11 de novembro, tendo sido formadores Ana Quintela, Carlos Augusto, Isabel Cunha, Ricardo Nunes e Cláudia Dias.

No total, participaram nesta ação cerca de 30 formandos.

Esta iniciativa foi dinamizada no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF) e enquadra-se numa das suas linhas de ação prioritárias para 2021-2025, que prevê integrar os temas das finanças sustentáveis e digitais, o crowdfunding e os criptoativos nos cursos de formação dirigidos aos empreendedores e gestores de micro, pequenas e médias empresas.

Salienta-se que pela primeira vez o tema da fiscalidade foi abordado nas ações de formação dinamizadas pelo PNFF, satisfazendo, por um lado, o pedido que tem vindo a ser efetuado pelos próprios formadores e, por outro indo ao encontro das preocupações destacadas no Referencial de Formação Financeira da população adulta da União Europeia, que inclui os impostos como conteúdo obrigatório no conjunto das diversas competências financeiras.