10 Set 2020

Supervisores financeiros, IAPMEI e Turismo de Portugal lançam o 3.º Curso de Formação de Formadores

Os supervisores financeiros, com o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação – e o Turismo de Portugal, deram início, no passado dia 1 de setembro, ao 3.º Curso de Formação de Formadores com vista à implementação do Referencial de Formação Financeira para empreendedores, empresários e gestores de micro, pequenas e médias empresas.

Esta iniciativa é realizada no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF). Tem como objetivo alargar a Bolsa de Formadores certificados em temas do Referencial de Formação Financeira, para intensificar as ações de formação financeira junto do tecido empresarial e, através da articulação com as associações empresariais e as autarquias, alargar a cobertura em todo o território continental.

O curso integra uma componente de formação geral, obrigatória, e três componentes de formação técnica, incluindo produtos serviços bancários, mercado de capitais e seguros e fundos de pensões. A formação será ministrada inteiramente à distância devido aos constrangimentos decorrentes da pandemia de Covid-19.

Na sessão de abertura do curso, o Presidente do IAPMEI, Nuno Mangas, salientou a importância da formação financeira no desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas. Nesse sentido, saudou a parceria estabelecida entre o IAPMEI, o Turismo de Portugal e os supervisores financeiros, que permitiu a criação de uma bolsa de formadores certificados que têm vindo a dinamizar ações de formação em todo o país.

Por sua vez, o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, referiu que a formação financeira dos empresários e gestores contribui para aumentar a competitividade das empresas. Salientou ainda que o grande envolvimento das Escolas de Hotelaria e Turismo nas várias ações de formação que ocorreram em todo o país, muitas vezes em zonas periféricas, revela a importância deste sector de atividade e o seu empenho neste projeto.

Por parte do PNFF, a Presidente da Comissão de Coordenação e representante do Banco de Portugal, Lúcia Leitão, sublinhou a importância da formação financeira de empreendedores, empresários e gestores de micro, pequenas e médias empresas e reiterou a disponibilidade dos supervisores financeiros para a sua promoção, ajustando as metodologias de formação aos meios virtuais no atual contexto marcado pela pandemia de Covid-19.

Também a representante da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) no PNFF, Maria Igreja, realçou a importância destas ações para o aumento dos níveis de literacia financeira dos agentes económicos e o papel fundamental do mercado de capitais enquanto fonte alternativa para o financiamento das empresas e para a realização de aplicações de investimento.

O representante da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, Eduardo Pereira, sublinhou a importância das micro, pequenas e médias empresas no conjunto do tecido empresarial português, e a necessidade de complementar as competências próprias do negócio com conhecimentos no âmbito dos produtos do setor financeiro, tendo também chamado a atenção para salientado os desafios que decorrem das constantes alterações e inovações quer ao nível da oferta de produtos e serviços financeiros quer da tecnologia.

Sessão virtual