18 Jun 2018

Sétima edição do Concurso Todos Contam - Candidaturas até 12 de outubro

Estão abertas as candidaturas para a 7.ª edição do Concurso Todos Contam.

As escolas podem submeter a concurso os seus projetos de educação financeira para o ano letivo de 2018/2019 até ao dia 12 de outubro de 2018, através do endereço eletrónico concurso@todoscontam.pt.

O que é o Concurso Todos Contam?

O Concurso Todos Contam distingue os melhores projetos de educação financeira a implementar nas escolas.

É uma iniciativa do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros – Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários – e do Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.

Quem pode concorrer?

O concurso é dirigido aos agrupamentos de escolas, escolas não agrupadas, estabelecimentos de ensino particulares e cooperativos e escolas profissionais que ministrem a educação pré-escolar e o ensino básico e secundário.

Como pode concorrer?

Os projetos devem ser submetidos até ao dia 12 de outubro através do envio da ficha de projeto prevista no regulamento, devidamente preenchida, para o endereço eletrónico concurso@todoscontam.pt.

Cada projeto deve candidatar-se apenas a um nível de educação/ciclo de ensino:

  • Educação pré-escolar;
  • 1.º ciclo do ensino básico;
  • 2.º ciclo do ensino básico;
  • 3.º ciclo do ensino básico; ou
  • Ensino secundário.

Consulte o regulamento do Concurso Todos Contam nesta página ou nos sites da Direção-Geral da Educação (www.dge.mec.pt) e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (www.anqep.gov.pt).

Quais os requisitos dos projetos?

Tendo por base o Referencial de Educação Financeira para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico, o Ensino Secundário e a Educação e Formação de Adultos, os projetos candidatos devem:

  • Sensibilizar para a importância dos conhecimentos financeiros no quotidiano;
  • Desenvolver conhecimentos e capacidades fundamentais para as decisões financeiras;
  • Promover atitudes e comportamentos financeiros adequados;
  • Promover a criação de hábitos de poupança;
  • Aprofundar conhecimentos e capacidades na utilização dos serviços financeiros digitais;
  • Estimular a utilização dos conteúdos e recursos disponíveis no portal Todos Contam.

Os projetos devem ainda reger-se pelos Princípios Orientadores das Iniciativas de Formação Financeira do Plano. Em particular, os projetos que incluam iniciativas desenvolvidas em parceria com instituições do setor financeiro, sem o enquadramento da respetiva associação setorial, não observam os Princípios Orientadores, sendo este um fator de exclusão do concurso.

Como são avaliados os projetos?

A avaliação dos projetos a concurso terá em consideração a qualidade pedagógica e científica no desenvolvimento de temáticas do Referencial de Educação Financeira, a criatividade e a relevância, o envolvimento da comunidade escolar, a viabilidade e a exequibilidade, a criação e a utilização de recursos digitais e a utilização dos materiais e da informação disponíveis no portal Todos Contam.

A avaliação dos projetos cabe ao júri do Concurso Todos Contam, que é constituído por Isabel Alçada (que preside), por Maria Amélia Cupertino de Miranda, por Alexandra Marques, pelo Diretor-Geral da Direção-Geral da Educação, José Vítor Pedroso, e pela vogal do conselho diretivo da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, Ana Cláudia Valente.

Que prémios podem ser atribuídos?

Serão atribuídos cinco prémios, no valor de 1000 euros em livros e materiais escolares: um para a educação pré-escolar, um por cada um dos três ciclos do ensino básico e um para o ensino secundário.

Está ainda prevista a possibilidade de entrega de um prémio de continuidade para distinguir projetos plurianuais que tenham participado no Concurso Todos Contam ao longo de três edições consecutivas. 

A entrega dos prémios será faseada: metade do valor do prémio será atribuída após o anúncio oficial dos vencedores, no evento dirigido às escolas de comemoração da Semana da Formação Financeira 2018 (de 29 de outubro a 2 de novembro), e outra metade após o final do ano letivo 2018/2019, mediante prova da efetiva implementação dos projetos.