05 Mai 2022

Nova edição do curso certificado de formação de professores

O Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE), e os supervisores financeiros lançaram uma nova edição do curso de formação sobre educação financeira, dirigida a educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário.

O curso decorre entre os dias 30 de abril e 15 de junho, através de sessões online síncronas, e tem como objetivo apoiar os docentes na implementação do Referencial de Educação Financeira e dos Cadernos de Edução Financeira em contexto escolar. Nesta edição participam 25 docentes de diferentes grupos de recrutamento e de escolas de diversas partes do país.

A primeira sessão contou com a participação da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira que apresentou a missão e os objetivos do Plano, e detalhou a abordagem gradual que tem vindo a ser implementada nas escolas, em parceria com o Ministério da Educação.

O curso de formação é certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e tem uma duração total de 25 horas.

A realização deste curso enquadra-se numa das linhas de ação prioritárias do Plano Nacional de Formação Financeira 2021-2025, de promoção da educação financeira nas escolas, estando igualmente prevista no Protocolo de Cooperação celebrado entre os supervisores financeiros e o Ministério da Educação em 2021.

Recorda-se que, desde 2014, os supervisores financeiros e o Ministério da Educação abrangeram mais de 380 educadores e professores nos 11 cursos de formação dinamizados nas cinco regiões do território continental –  Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve – e nas Regiões Autónomas dos Açores e Madeira.