14 Jan 2014

Ministério da Educação e Ciência e supervisores financeiros iniciam formação de professores sobre o Referencial de Educação Financeira

O Ministério da Educação e Ciência, em parceria com o Banco de Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e o Instituto de Seguros de Portugal, vai dar início à formação de professoressobre oReferencial de Educação Financeira para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico, o Ensino Secundário e a Educação e Formação de Adultos.

A primeira ação de formação terá lugar na região Norte, na cidade do Porto, com sessões de formação no segundo e terceiro períodos do corrente ano letivo (fevereiro a maio de 2014). Ao longo de 2014 e 2015 serão também desenvolvidas ações de formação noutras regiões do país.

As ações de formação têm a modalidade de oficina de formação e destinam-se a educadores e professores de todos os grupos de recrutamento.

As oficinas de formação têm registo de acreditação n.º CCPFC/ACC-75321/13 junto do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, sob a designação “A Educação Financeira nas Escolas – Referencial de Educação Financeira para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico, o Ensino Secundário e a Educação e Formação de Adultos”. Cada oficina de formação, com 50 horas (25 presenciais e 25 não presenciais), possibilita a obtenção de dois créditos.

A equipa de formadores é constituída por colaboradores do Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Instituto de Seguros de Portugal e Direção-Geral da Educação. A avaliação científico-pedagógica das oficinas de formação é da responsabilidade de especialista da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

As ações de formação previstas para 2014 e 2015 irão cobrir as cinco regiões correspondentes às cinco direções de serviço regionais da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) - Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

O programa detalhado da primeiraação de formação e a informação sobre a inscrição e seleção de formandos podem ser consultados neste Portal ou no Portal da Direção-Geral da Educação.