28 Out 2020

Lançamento das 6.ª e 7.ª edições do Curso de Formação Financeira na Formação Profissional

No dia 28 de outubro, os supervisores financeiros e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) lançaram as 6.ª e 7.ª edições do Curso de Formação Financeira na Formação profissional, dirigido a formadores do IEFP.

A sessão de lançamento ocorreu por ocasião da Semana da Formação Financeira 2020 e contou com as intervenções do Administrador da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, Manuel Caldeira Cabral, do Vice-Presidente do IEFP, António Leite, e dos membros da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Lúcia Leitão (Presidente e representante do Banco de Portugal), Eduardo Pereira (Representante da Autoridade de Seguros e Fundos de Pensões) e Maria Igreja (Representante da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários).

Na sessão foram ainda apresentados os resultados das ações de formação promovidas pelos formadores do IEFP em 2020. Até ao momento foram concretizadas 566 ações, as quais impactaram um total de 4117 pessoas. Os dados foram apresentados pelo representante do Departamento de Formação Profissional do IEFP, João Lourenço.

A 6.ª e 7.ª edições do Curso de Formação Financeira na Formação Profissional serão concretizadas num modelo totalmente à distância e têm por base os temas, subtemas e objetivos definidos nas Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) do Referencial de Educação Financeira que foram integrados no Catálogo Nacional de Qualificações em 2017.

 

Sobre o Acordo de Cooperação entre o CNSF e o IEFP

O Acordo de Cooperação celebrado entre o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e o IEFP, em julho de 2018, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, visa promover a integração de conteúdos de formação financeira nos percursos formativos dos cursos de formação profissional ministrados pelos centros de emprego de todo o país.

Este Acordo veio reforçar a cobertura do Plano junto de populações mais vulneráveis, em particular, os desempregados, proporcionando a aquisição de competências para a sua integração no mercado de trabalho.

Os conteúdos de formação financeira adequados à formação de adultos foram identificados pelos supervisores financeiros e pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e incluídos num conjunto de Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), que constam do Referencial de Educação Financeira aprovado pelo Ministério da Educação.

Lançamento das 6.ª e 7.ª Edições do Curso de Formação Financeira na Formação Profissional