30 Nov 2018

Supervisores financeiros e IEFP promovem segundo curso de formação de formadores

Os supervisores financeiros e o Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP) realizaram, entre os dias 22 e 27 de novembro, o segundo curso de formação de formadores do IEFP, uma iniciativa desenvolvida no quadro do Acordo de Cooperação estabelecido entre o CNSF e o IEFP para a promoção da formação financeira na formação profissional.

Esta segunda ação de formação dirigiu-se a formadores do IEFP da região Norte. No primeiro semestre de 2019, está prevista a realização de ações similares, nas cidades de Coimbra e Beja, por forma a garantir uma adequada distribuição regional destas ações.

A formação foi ministrada por formadores da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, do Banco de Portugal e da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, tendo por base os temas, subtemas e objetivos definidos nas Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) do Referencial de Educação Financeira que foram integrados no Catálogo Nacional de Qualificações em 2017.

Sobre o Acordo de Cooperação entre o CNSF e o IEFP

O Acordo de Cooperação celebrado entre o CNSF e o IEFP, no passado dia 2 de julho, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, visa promover a integração de conteúdos de formação financeira nos percursos formativos dos cursos de formação profissional ministrados pelos centros de emprego de todo o país.

Este Acordo veio reforçar a cobertura do Plano junto de populações mais vulneráveis, em particular, os desempregados, proporcionando a aquisição de competências para a sua integração no mercado de trabalho.

Os conteúdos de formação financeira adequados à formação de adultos foram identificados pelos supervisores financeiros e pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e incluídos num conjunto de Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), que constam do Referencial de Educação Financeira aprovado pelo Ministério da Educação.

Estas UFCD foram integradas pela ANQEP no Catálogo Nacional de Qualificações, no final de 2017, permitindo assim a sua inserção na oferta formativa dos centros de formação profissional.