30 Mar 2021

A GMW em Portugal envolveu mais de 10200 participantes

Entre os dias 22 e 28 de março, teve lugar a 9ª edição da Global Money Week (GMW) que foi celebrada em mais de 100 países. Em Portugal, esta campanha de sensibilização, cuja coordenação nacional está a cargo do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF), envolveu mais de 10200 participantes, incluindo alunos do pré-escolar até ao ensino secundário, de mais de 180 escolas do continente, Açores e Madeira.

Na manhã do dia 22 de março, a OCDE/INFE promoveu o lançamento mundial da Global Money Week, que contou com a presença do Secretário-Geral da OCDE, Angel Gurría, e da Representante especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Inclusão Financeira e para o Desenvolvimento, Rainha Máxima, da Holanda. Nesta sessão foi divulgado um vídeo com jovens de diferentes países, incluindo Portugal, a explicar como gerem o seu dinheiro e as suas poupanças. Assista ao vídeo aqui (apenas em inglês).

Na tarde do dia 22 de março, arrancaram as comemorações da GMW em Portugal com a realização de um webinar de apresentação das iniciativas previstas para esta semana, ao qual assistiram cerca de 80 pessoas. A abertura deste webinar contou com as intervenções da Subdiretora-Geral da Direção-Geral da Educação, Maria João Horta, e do Coordenador do grupo de trabalho da GMW na OCDE/INFE, José Alexandre Cavalcanti Vasco. Seguiu-se um painel no qual foram apresentadas as iniciativas dos supervisores financeiros e dos parceiros do PNFF, incluindo as previstas pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, pela Associação Portuguesa de Bancos (APB), pela Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC), pela Associação para a Defesa do Consumidor (DECO) e pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). O webinar contou ainda com a participação da Educadora Lina Nascimento, vencedora do Prémio Professor da 9.ª edição do Concurso Todos Contam, que partilhou os seus trabalhos e a sua experiência na área da educação financeira junto dos mais novos.

Ainda no dia 22 de março, a Associação Portuguesa de Bancos (APB) dinamizou a final nacional do European Money Quiz, uma iniciativa que visa testar os conhecimentos de literacia financeira dos jovens através da aplicação Kahoot! Este jogo coloca em competição direta milhares de alunos a nível europeu e põe à prova os seus conhecimentos em áreas como a poupança, a segurança digital, entre outras. Nesta edição, participaram cerca de 2500 alunos portugueses de 40 escolas nacionais.

No segundo dia da GMW, a 23 de março, os supervisores financeiros dinamizaram o debate virtual “Poupança é segurança”, no qual alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas João de Deus (Faro), do Centro de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia – Casa Pia de Lisboa, da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro (Lamego) e da Escola Profissional Vértice (Paços de Ferreira), discutiram a importância da poupança, sobretudo em contextos de incerteza. Neste debate, dois alunos, de cada escola, apresentaram as conclusões das discussões que tiveram sobre este tema na sala de aula. Esta iniciativa envolveu, no total, 260 alunos distribuídos pelas quatro escolas.

Também no dia 23 de março, a Associação Portuguesa de Bancos (APB) desenvolveu ações de sensibilização de curta duração para 500 pessoas, com o apoio de Bibliotecas Municipais e de Universidades Sénior. Nestas ações foram abordados temas como o planeamento e gestão do orçamento familiar, o crédito e endividamento, o sistema financeiro, entre outros.

No terceiro dia, 24 de março, os supervisores financeiros dinamizaram o segundo debate virtual Canais digitais, riscos reais”, no qual foram discutidos os cuidados a observar na utilização dos canais digitais, no acesso a produtos e serviços financeiros. Neste debate, os alunos apresentaram as conclusões das discussões que tiveram na sala de aula, tendo participado cerca de 190 alunos de quatro escolas: o Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira (Aveiro), a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (Leiria); a Escola Secundária Poeta Al Berto (Setúbal) e o INETE – Instituto de Educação Técnica (Lisboa).

Nos dias 23 e 24 de março, a Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC) realizou duas ações de educação financeira dirigidas a 60 alunos do Instituto Profissional de Transportes da Escola Profissional de Loures, com vista a dotar os alunos de competências que permitam uma melhor relação com o dinheiro.

No quinto dia da GMW, a 26 de março, a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda divulgou os vencedores das Olimpíadas de Educação Financeira da 11ª edição do projeto “No Poupar Está o Ganho!”. Este ano a iniciativa foi realizada inteiramente à distância, com recurso à plataforma de e-learning do projeto, tendo envolvido cerca de 3858 alunos.

Ainda no dia 26 de março, a Ordem dos Psicólogos Portugueses lançou uma campanha nas redes sociais denominada “A Importância da Literacia Financeira para a Saúde Psicológica e o Bem-Estar das crianças e jovens”.

Entre os dias 22 e 26 de março, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) promoveu 5 “aulas abertas online” dirigidas a cerca de 500 alunos distribuídos por sete escolas, com o objetivo de sensibilizar os jovens para uma boa gestão do seu dinheiro e para a importância de adquirir hábitos de poupança. A análise destes temas foi feita através de ferramentas dinâmicas e interativas como vídeos, as próprias funcionalidades da plataforma Zoom e ainda o Mentimeter.

Entre os dias 22 e 26 de março, a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda desenvolveu ainda um conjunto de Laboratórios de Literacia Financeira online, no âmbito do projeto “Eu e a minha Reforma”, no qual participaram cerca de 160 adultos de vários municípios da Região Norte.

Entre os dias 22 e 26 de março, a Rede de Bibliotecas Escolares lançou uma campanha de divulgação da GMW nos seus canais de comunicação para sensibilizar professores e escolas a desenvolverem atividades.

Além de todas estas iniciativas, durante a semana da GMW, escolas de diversas regiões do país dinamizaram debates, jogos, webinars, concursos de vídeos e de cartazes, entre outras atividades. Conheça em detalhe cada uma dessas atividades aqui.