24 Mar 2021

Alunos debatem tema “Canais digitais, riscos reais” na GMW

No dia 24 de março, os supervisores financeiros dinamizaram o segundo debate virtual com alunos do ensino secundário, no âmbito da Global Money Week (GMW) 2021. Neste segundo debate, os alunos discutiram a importância dos cuidados a observar nos canais digitais, no acesso a produtos e serviços financeiros, sob o lema “Canais digitais, riscos reais”.

O Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira (Aveiro), a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (Leiria); a Escola Secundária Poeta Al Berto (Setúbal) e o INETE – Instituto de Educação Técnica (Lisboa), participaram nesta iniciativa, envolvendo cerca de 190 alunos do ensino secundário.

Antes do debate virtual, os alunos de cada escola, juntamente com os seus professores, trabalharam o tema dos canais digitais através do preenchimento de um questionário e posterior discussão em aula dos resultados, que contou com o apoio de materiais didático-pedagógicos desenvolvidos pelos supervisores financeiros.

No debate virtual, cada escola, representada por dois alunos, partilhou as suas conclusões sobre o tema. Os restantes colegas e professores puderam assistir à sessão online e acompanhar a participação das suas escolas.

As conclusões partilhadas revelam que a maior parte dos alunos das diferentes escolas envolvidas já realizou pagamentos através de telemóveis. Os alunos partilharam ainda os comportamentos de risco que mais frequentemente adotam neste contexto, os quais passam pelo acesso a wifi públicos, a utilização de apenas uma sequência de bloqueio de ecrã para aceder ao telemóvel e o download de apps de lojas não oficiais.

O debate foi encerrado pela Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, que agradeceu o envolvimento destas escolas na iniciativa e reiterou a importância da adotação de comportamentos adequados aquando da utilização de canais digitais para aceder a produtos e serviços financeiros.