22 Mar 2018

Global Money Week 2018 | Portugal

O Plano Nacional de Formação Financeira associou-se, pelo sexto ano consecutivo, às comemorações da Global Money Week, uma iniciativa internacional dinamizada pela Child and Youth Finance International que tem por objetivo sensibilizar os mais jovens para a importância das questões financeiras.

As iniciativas da GMW2018 decorreram um pouco por todo o mundo, na semana de 12 a 18 de março de 2018, sob o lema “Money Matters Matter”.

No decorrer daquela semana, os supervisores financeiros dinamizaram um conjunto de atividades com escolas de todo o país.

No dia 14 de março, o Banco de Portugal recebeu na sua Filial, no Porto, o Colégio Heliântia de Valadares (Vila Nova de Gaia) e o Agrupamento de Escolas de Real (Braga), que receberam menções honrosas na 6.ª edição do Concurso Todos Contam. As atividades contaram com a participação de 74 alunos de diversas idades. Durante toda a semana, entre 12 e 16 de março, o Banco de Portugal, através da sua Rede Regional, dinamizou ainda sessões de formação sobre orçamento e poupança para alunos de todas as idades de escolas dos distritos de Aveiro, Coimbra, Évora, Porto, Viseu e dos Açores. 

Veja as atividades desenvolvidas pelo Banco de Portugal aqui.

Ainda no dia 14 de março, a CMVM, em parceria com a Euronext, recebeu os alunos do ensino secundário da Escola Profissional Vértice, também vencedores da menção honrosa da 6.ª edição do Concurso Todos Contam. Os alunos tiveram oportunidade de participar num conjunto de atividades lúdico-formativas sobre o mercado de capitais e tocaram o sino marcando o fecho dos mercados, um momento tradicional das celebrações da Global Money Week.

Veja as atividades desenvolvidas pela CMVM e Euronext aqui.

No dia 15 de março, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) recebeu nas suas instalações 60 alunos do INETESE (Instituto para o Ensino e Formação), com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos. Os participantes visitaram duas exposições patentes nas instalações da ASF, relacionadas com a história da supervisão de seguros em Portugal e com o projeto de educação financeira. Foi também dinamizado o jogo “Segura-te bem”, que permitiu aos participantes testar os seus conhecimentos em matéria de seguros.

Veja as atividades desenvolvidas pela ASF aqui.

A participação portuguesa na Global Money Week contou com a participação de um total de 24  escolas portuguesas, através da promoção de sessões formativas e outras atividades como a dinamização de jogos e sessões de formação. Conheça aqui as atividades desenvolvidas pelas escolas e outras entidades parceiras do Plano.