20 Mar 2018

Banco de Portugal comemora Global Money Week 2018 com atividades por todo o país

O Banco de Portugal associou-se à Global Money Week 2018, dinamizando atividades ao longo da semana, com escolas de todo o país.

No dia 14 de março, a Banco de Portugal realizou diversas atividades na sua Filial, no Porto, com o Colégio Heliântia de Valadares (Vila Nova de Gaia), e o Agrupamento de Escolas de Real (Braga), que receberam menções honrosas na 6.ª edição do Concurso Todos Contam. As atividades contaram com a participação de 74 alunos de diversas idades.

Os alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade do Colégio Heliântia participaram no jogo “Arrumar para ganhar”, em que aprenderam a classificar rendimentos fixos e variáveis, despesas necessárias e supérfluas com o objetivo de fazer um orçamento. De seguida, realizaram um conjunto de atividades lúdicas com as personagens do Caderno de Educação Financeira 1, o Tomás e a Clara.

Os alunos do 7.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Real participaram na sessão sobre “O Conhecimento da nota de Euro”, onde ficaram a conhecer os elementos de segurança das notas de euro. Participaram depois no jogo “Equilibra o orçamento”, em que responderam a questões sobre finanças pessoais para ajudar a equilibrar um orçamento.

Durante toda a semana, entre 12 e 16 de março, o Banco de Portugal, através da sua Rede Regional, dinamizou ainda sessões de formação sobre orçamento e poupança para alunos de todas as idades de escolas dos distritos de Aveiro, Coimbra, Évora, Porto, Viseu e dos Açores.