13 Nov 2023

Conferência “O contributo da governação na criação de valor sustentável”

Inserida na Semana da Formação Financeira 2023, teve lugar no passado dia 30 de outubro uma conferência sob o tema “O contributo da governação na criação de valor sustentável”, organizada pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. e pelo Turismo de Portugal, em colaboração com os supervisores financeiros, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira.

A conferência realizou-se à distância e teve como público-alvo empreendedores, empresários e gestores de micro, pequenas e médias empresas e a ela assistiram mais de 400 pessoas. Se não teve oportunidade de assistir em direto à conferência, reveja aqui a gravação:  https://www.youtube.com/watch?v=QgcPtsCGUio.

A sessão de abertura esteve a cargo do Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade e do Administrador do IAPMEI, Nuno Gonçalves que sublinharam a importância da sustentabilidade na criação de valor nas empresas, sendo o fator da governação essencial no bom desempenho das empresas, nomeadamente no que diz respeito à transparência e responsabilidade social

A sessão foi encerrada pela Vice-Presidente da CMVM, em representação do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, Inês Drumond, que destacou a importância dos fatores de sustentabilidade relativos ao ambiente, ao social e à governação no desenvolvimento e na competitividade das empresas. Referiu ainda que a governação, entendida como o conjunto de regras, princípios ou condutas que enquadram e orientam a organização, a administração e o controlo das empresas, é parte integrante de um conjunto de fatores que determinam a própria sustentabilidade das empresas e dela depende o resultado da ação da empresa, incluindo o impacto que tem no ambiente e no contexto social.

Foram oradores Paulo Paixão, da KPMG e Paulo Câmara, da Sérvulo & Associados – Sociedade de Advogados, que abordaram, respetivamente, os temas “A Governação para a promoção da sustentabilidade do negócio” e “O impacto da literacia financeira na governação societária”. Deram ainda testemunho de práticas de governação responsáveis das empresas Neya Hotels e Bresimar Automação.SA.