09 Nov 2016

Conferência “A Formação Financeira na Gestão Empresarial”

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação e o Turismo de Portugal realizaram uma conferência sobre “A formação financeira na gestão empresarial” no dia 3 de novembro, no âmbito das comemorações do Dia da Formação Financeira 2016. A conferência teve lugar na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e contou com a participação de cerca de 180 pessoas.

Esta conferência teve como objetivo apresentar aos empresários e gestores de micro e pequenas empresas, entidades da envolvente empresarial, associações financeiras e universidades, a versão final do Referencial de Formação Financeira para as micro, pequenas e médias empresas, o programa de formação de formadores e o plano de formação para 2017.

A conferência foi aberta pela Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, seguindo-se as intervenções do Presidente do IAPMEI, Miguel Cruz, e do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

O Presidente do IAPMEI salientou que a importância da literacia financeira para a tomada de decisões de gestão rápidas, informadas e compatíveis com um contexto económico de incerteza e de acelerada mudança, bem como para a competitividade das PME portuguesas. Para o Presidente do Turismo de Portugal a formação financeira dos pequenos e micro empresários é fundamental para o crescimento, a criação de emprego e a sustentabilidade das PME.

Os membros do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros – a Administradora do Banco de Portugal, Elisa Ferreira, o Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, José Figueiredo Almaça, e o Presidente Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Carlos Tavares – reiteraram o seu compromisso com a promoção e o apoio à formação financeira das micro, pequenas e médias empresas, uma das áreas prioritárias de atuação do Plano.

A conferência incluiu também um painel sobre os desafios na área da formação financeira para as micro, pequenas e médias empresas, moderado pelo assessor para a área das empresas e inovação da Presidência da República, Luís Ferreira Lopes. Esta mesa redonda contou com a participação dos Presidentes da Associação Portuguesa de Bancos, da Associação Portuguesa de Seguradores, da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Património, da Associação de Instituições de Crédito Especializado, da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, da Confederação do Turismo Português, bem como do Vice-Presidente da Confederação Empresarial de Portugal.

Neste painel foram discutidos temas de interesse para empreendedores e gestores de micro, pequenas e médias empresas, como o acesso ao crédito e a escolha do financiamento adequado para as empresas, a importância dos seguros na gestão do risco empresarial e as aplicações financeiras na gestão empresarial.

Os trabalhos foram encerrados pelo Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos.

Referencial de formação financeira para as micro, pequenas e médias empresas

Nesta conferência foi divulgada a versão final do Referencial de Formação Financeira para as micro, pequenas e médias empresas, desenvolvido no âmbito de um protocolo celebrado entre os supervisores financeiros, o IAPMEI e o Turismo de Portugal.

Este referencial é um documento orientador para a implementação da formação financeira no meio empresarial, que visa auxiliar empreendedores, empresários e gestores de micro, pequenas e médias empresas na aquisição e desenvolvimento de competências que lhes permitam um acréscimo de valor aos seus negócios, através da utilização eficiente de ferramentas de gestão que possibilitem uma análise do desempenho global das organizações.

Programa de formação

Na conferência foram também divulgados o programa de formação de formadores e o plano das ações de formação com base neste Referencial.

A formação de formadores tem como objetivo a disseminação do Referencial de Formação Financeira, a promoção da sua utilização junto de formadores selecionados e do seu envolvimento na execução de ações formativas, levando-os a contribuir para o aumento da literacia e do conhecimento destas temáticas junto dos empreendedores, empresários e gestores de micro, pequenas e médias empresas.

Com esta formação, pretende-se capacitar um grupo de formadores para a dinamização de ações formativas nas diferentes temáticas abrangidas pelo Referencial de Formação Financeira, ajustando os conteúdos e metodologias utilizadas ao objetivo da formação e ao perfil dos seus destinatários.