15 Abr 2021

CNSF publica Relatório de Atividades 2020 do Plano Nacional de Formação Financeira

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF), que integra o Banco de Portugal, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, divulga hoje o Relatório de Atividades de 2020 do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF).

Neste Relatório são apresentadas as iniciativas de sensibilização e formação financeira desenvolvidas pelos supervisores financeiros e pelos parceiros do Plano, num ano profundamente marcado pela pandemia de COVID-19 que implicou a adaptação das iniciativas aos meios de comunicação à distância.

As atividades realizadas decorreram sobretudo através de plataformas digitais e envolveram a dinamização de webinars, ações de formação e partilha de conteúdos de formação financeira. Estas ações foram apoiadas pela plataforma de e-learning Todos Contam e divulgadas através do portal Todos Contam e da página de Facebook Todos Contam.

Em 2020, os supervisores financeiros deram continuidade à promoção da educação financeira nas escolas, no âmbito da parceria estratégica com o Ministério da Educação. As iniciativas desenvolvidas pelos supervisores financeiros e pelos parceiros do Plano dirigidas às escolas abrangeram mais de 6700 docentes e cerca de 37 000 jovens de todos os ciclos de ensino. Na 9.ª edição do Concurso Todos Contam participaram 65 escolas de todo o país, envolvendo cerca de 7500 alunos, tendo sido recebidas 38 candidaturas ao “Prémio Escola” e seis candidaturas ao “Prémio Professor”.

Os supervisores financeiros deram também continuidade à estratégia de promoção da formação financeira na formação profissional, no âmbito da parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), com a realização de dois cursos de formação de formadores do IEFP. Os supervisores promoveram ainda a formação financeira dos empreendedores e gestores de micro, pequenas e médias empresas, no âmbito da parceria com o IAPMEI-Agência para a Competitividade e Inovação e com o Turismo de Portugal (TP), com um novo curso de formação de formadores. Os formadores do IEFP e do IAPMEI/TP realizaram, por sua vez, ações envolvendo cerca de 6500 participantes.

A par da formação financeira na formação profissional, os supervisores financeiros e o IEFP desenvolveram um projeto-piloto de formação financeira no local de trabalho que teve como público-alvo os colaboradores deste instituto. No final do ano foi celebrado um acordo de cooperação entre os supervisores financeiros e a Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que vai permitir alargar os cursos de formação financeira no local de trabalho aos colaboradores dos diversos organismos daquele Ministério.  

Os supervisores financeiros mantiveram ainda o apoio a várias entidades parceiras, no âmbito dos protocolos existentes com a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e as Comunidades Intermunicipais do Alto Tâmega, do Tâmega e Sousa e de Terras de Trás-os-Montes, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e o Sindicato do Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF).

A Semana da Formação Financeira decorreu entre 26 e 30 de outubro de 2020 e contou com a participação de diversos parceiros do Plano, envolvendo mais de 2000 alunos e professores de várias escolas do país. Nesta semana foi lançada uma campanha de promoção do portal Todos Contam e dos seus principais conteúdos através do Facebook e canal Youtube do Plano, que alcançou mais de 103 000 visualizações.

Este relatório inclui também iniciativas desenvolvidas por outros parceiros do Plano, nomeadamente: a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), a Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC), a Associação Portuguesa de Bancos (APB), a Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP), a Associação Portuguesa de Seguradores (APS), a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), a Confederação do Turismo de Portugal (CTP), a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (FACM), a Junior Achievement Portugal (JAP) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).