27 Out 2020

Comemoração da Semana da Formação Financeira 2020

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) dinamiza, entre os dias 26 e 30 de outubro, a Semana da Formação Financeira 2020, sob o lema “Na Formação Financeira Todos Contam! À distância de um clique”.

A situação de pandemia de Covid-19 obrigou à suspensão das iniciativas presenciais de formação financeira. Porém, o impacto económico da pandemia e das medidas de confinamento veio reforçar ainda mais o papel da formação financeira no aumento da resiliência financeira das famílias. A Semana da Formação Financeira 2020 ocorre, por isso, num contexto em que é especialmente oportuno sensibilizar a população para a importância da formação financeira e divulgar os recursos online que o Plano Nacional de Formação Financeira disponibiliza.

Os supervisores financeiros e o Ministério da Educação deram início às atividades na manhã do dia 26 de outubro, com a Sessão Solene da Semana da Formação Financeira 2020, na qual foram anunciadas as escolas vencedoras da 9.ª edição do Concurso Todos Contam e o vencedor do “Prémio Professor” de 2020. Esta sessão foi transmitida (pela primeira vez) em direto no portal Todos Contam, bem como nos sites dos supervisores financeiros.  Se não teve oportunidade de assistir em direto à sessão, reveja aqui a gravação: https://www.youtube.com/watch?v=Dw4-Ug8mAXI&feature=emb_logo

No dia 27 de outubro, os supervisores financeiros dão início a uma campanha de divulgação das principais ferramentas e conteúdos de formação financeira disponíveis no portal Todos Contam. Esta campanha será difundida através do Facebook do Todos Contam e dos sítios dos supervisores financeiros.

A 28 de outubro, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e os supervisores financeiros realizam a sessão de abertura das 6.ª e 7.ª edições do curso de formação de formadores do IEFP, dirigida aos delegados regionais e formadores desta instituição.

No dia 29 de outubro, o IAPMEI e o Turismo de Portugal promovem, em conjunto com os supervisores financeiros, uma conferência sob o tema “ A gestão financeira em tempos de incerteza”. Esta conferência é especialmen­te dirigido a empreendedores, empresários e gestores de micro, pequenas e médias empresas.

Entre os dias 26 e 30 de outubro, as autarquias das Comunidades Intermunicipais do Alto Tâmega, Tâmega e Sousa e Terras de Trás-os-Montes, dinamizam diversas ações de sensibilização dirigidas aos seus munícipes, através dos seus sites institucionais e de canais de comunicação digitais.

Para conhecer em detalhe estas e outras iniciativas dinamizadas no âmbito da Semana da Formação Financeira 2020 e do Plano Nacional de Formação Financeira, consulte o programa completo (em atualização) e siga-nos no Facebook na página do Todos Contam!