07 Jun 2013

CNSF entrega prémio do Concurso Todos Contam ao Agrupamento de Escolas de Almodôvar

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) entregou ao Agrupamento de Escolas de Almodôvar o prémio de melhor projeto de formação financeira para o 3.º ciclo do ensino básico, atribuído a esta instituição no âmbito do concurso Todos Contam, realizado no ano letivo de 2012/13.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu com a presença do Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Dr. Carlos Tavares, em representação do CNSF, e de três membros do Júri do Concurso: Dr. Luís Filipe Santos, Subdiretor-Geral da Direção-Geral de Educação do Ministério da Educação e Ciência, Dra. Cristina Pereira, representante da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional e Dra. Maria Emília Brederode Santos.

Durante a visita realizou-se a “Feira da Poupança” nas instalações da escola, organizada pelos alunos autores do trabalho vencedor. Esta iniciativa consistiu numa réplica do parque temático com economia própria - Kidz, construindo uma cidade dentro da escola, com várias bancas de venda de produtos feitos em casa ou produzidos na horta pelos alunos. O evento envolveu todo o Agrupamento de Escolas de Almodôvar, a Junta de Freguesia, os Bombeiros e outras entidades locais.

Sobre o projeto vencedor

O projeto vencedor do Agrupamento de Escolas de Almodôvar, designado “O Mealheiro do Futuro”, destina-se a alunos do 3.º ciclo do ensino básico. Os conteúdos abordados no projeto refletem temas apresentados no Portal “Todos Contam”, nomeadamente planear o orçamento familiar, fazer pagamentos, poupar e investir, criar uma empresa, contrair crédito, fazer um seguro e prevenir a fraude.

O projeto iniciou-se com um inquérito aos alunos sobre os níveis de literacia financeira. O projeto envolveu a criação de duas empresas, uma relacionada com produtos alimentares e outra com a reutilização e reciclagem de mobiliário escolar. Foi divulgado através de um blogue e de uma conta do Facebook. Foi ainda realizada uma visita de estudo à KidZania, um parque temático que tem uma “economia própria”, e recriada na escola uma réplica desse parque construindo “uma cidade dentro da escola”.