23 Fev 2013

CNSF entrega ao INETESE o prémio de melhor projeto de formação financeira para o ensino secundário

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) entregou ao Instituto de Educação Técnica de Seguros (INETESE) o prémio de melhor projeto de formação financeira para o ensino secundário, atribuído a esta instituição de ensino no âmbito do concurso Todos Contam, realizado em 2012. O prémio foi constituído por material informático para utilização no âmbito escolar.

A cerimónia teve lugar no passado dia 20 de fevereiro, em Lisboa, e contou com a presença do Presidente do Instituto de Seguros de Portugal (ISP), Professor Doutor José Figueiredo Almaça, em representação do CNSF. Na ocasião, o Presidente do ISP afirmou que: “os supervisores financeiros estão empenhados em contribuir para a formação financeira dos cidadãos, em especial dos mais jovens, estando em curso várias iniciativas por todo o país que visam sensibilizar a comunidade escolar para a importância deste tema”.

O projeto apresentado pelo INETESE é dirigido a alunos do ensino secundário e propõe-se abordar diversos temas, tais como a abertura e movimentação de conta, a gestão do orçamento familiar, a poupança, as caraterísticas dos produtos de poupança e de investimento, a seleção de produtos de investimento e o respetivo risco, bem como o processo de escolha dos produtos financeiros mais adaptados às necessidades e ao perfil de cada utilizador.

O concurso Todos Contam atribuiu também prémios aos melhores projetos de formação financeira de cada um dos três ciclos do ensino básico. O CNSF decidiu ainda atribuir um Prémio Especial, não previsto no Regulamento, ao projeto que se destacou no âmbito da formação financeira de alunos integrados no Currículo Específico Individual.

O Júri foi formado por membros do Comité Consultivo do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF), Dra. Isabel Alçada (que presidiu), Dra. Maria Amélia Cupertino de Miranda e Dra. Maria Emília Brederode Santos, e representantes do Ministério da Educação e Ciência, Dr. Luís Filipe Santos e Dra. Cristina Pereira.