21 Jun 2019

CNSF assina acordo de cooperação com a CCDR-N e as autarquias da CIM de Terras de Trás-os-Montes

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e as nove autarquias da Comunidade Intermunicipal (CIM) de Terras de Trás-os-Montes celebraram um acordo de cooperação para a promoção da formação financeira junto das populações das autarquias que integram esta CIM.

O acordo foi assinado hoje, em Mirandela, e contempla, numa primeira fase, um programa de formação de formadores, realizado pelos supervisores financeiros e dirigido a técnicos das autarquias locais da CIM de Terras de Trás-os-Montes: Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.

Após a formação de formadores, serão implementadas por estas autarquias locais, com apoio dos supervisores financeiros, ações de informação e formação financeira e campanhas de sensibilização sobre temas financeiros.

O acordo de cooperação com a CIM de Terras de Trás-os-Montes enquadra-se no protocolo celebrado em 2017, entre o CNSF e a CCDR-N, para a promoção da formação financeira na região Norte, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira.

O protocolo entre o CNSF e a CCDR-N visa promover a formação financeira da população da região Norte através das autarquias locais, parceiros fundamentais para assegurar a capilaridade territorial das ações a desenvolver e identificar as mensagens e os canais mais adequados para chegar às populações. As autarquias da CIM do Tâmega e Sousa, foram as pioneiras na implementação do projeto-piloto para a promoção da formação financeira, com a celebração de um acordo de cooperação em junho de 2017. As autarquias da CIM do Alto Tâmega aderiram ao projeto em junho de 2018, onde têm vindo a ser dinamizadas várias iniciativas de informação e formação financeira, com o apoio do Plano.