18 Mai 2022

CMVM entregou prémio do Concurso Todos Contam à Escola Profissional Vértice

O Administrador da CMVM, Rui Pinto, presidiu à cerimónia de entrega do prémio ganho pela Escola Profissional Vértice, de Paços de Ferreira, na 10.ª edição do Concurso Todos Contam, que decorreu no dia 13 de maio, nas instalações daquele estabelecimento de ensino. 

A Escola Profissional Vértice venceu a mais recente edição do Concurso Todos Contam na categoria Prémio Continuidade com o projeto “Vértice Financeiro”. O projeto teve início há cerca de 10 anos e inclui diversas atividades destinadas a promover a educação financeira dos seus alunos do ensino secundário que, por sua vez, desenvolvem ações de sensibilização financeira junto das escolas do 1.º ciclo de todo o Concelho de Paços de Ferreira, envolvendo cerca de 1500 alunos e ainda cerca de 160 alunos do 3.º ciclo e 120 do ensino secundário. Nestas ações são abordados temas como o planeamento e gestão do orçamento, sistema e produtos financeiros básicos, poupança, investimento e direitos e deveres.

A sessão, em que participaram cerca de 100 alunos e 25 professores, contou também com a presença de todo o corpo diretivo da Escola, do Vice-Presidente da Câmara de Paços de Ferreira, Paulo Ferreira, e da Administradora da ANQEP, em representação do Ministério de Educação e do Júri do Concurso Todos Contam, Alexandra Figueiredo.  Durante esta sessão de entrega do prémio, alunos do 10.º e do 11.º anos apresentaram a peça de teatro “Família Moedas”, criada a partir do Caderno de Educação Financeira para 1.º ciclo, e interpretaram o “Rap Todos Contam”.

O Administrador da CMVM felicitou a Escola Profissional Vértice pelo projeto de educação financeira que tem vindo a realizar há quase uma década, e que tem dado mostras de ter sido uma escolha acertada e uma mais valia nos tempos que correm.

A sessão contou ainda com as intervenções da Diretora da Escola e coordenadora do projeto, Caroline Gomes, e de Maria Igreja, representante da CMVM na Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, que sublinhou a relevância do trabalho de educação financeira da Escola Vértice junto da população escolar de todo o Concelho.

No final, o Administrador da CMVM respondeu a várias questões colocadas pelos alunos sobre criptoativos, canais digitais e deveres de informação das Sociedades Anónimas Desportivas.

Sobre o Concurso Todos Contam

O Concurso Todos Contam é promovido anualmente pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) em colaboração com o Ministério da Educação, com o objetivo de premiar os melhores projetos de educação financeira a implementar nas escolas, em cada ano letivo.

A 10.ª edição do Concurso Todos Contam contou com um total de 54 candidaturas a “Prémios Escola”, que envolviam cerca de 10 mil alunos de 82 escolas da maioria dos distritos de Portugal Continental e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Foram também submetidas 5 candidaturas ao “Prémio Professor(a)”.