27 Abr 2022

Banco de Portugal entregou prémio do Concurso Todos Contam ao Centro de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia

O Vice-Governador do Banco de Portugal, Luís Máximo dos Santos, em representação do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, entregou, no dia 22 de abril, o prémio do Concurso Todos Contam para o 1.º ciclo do ensino básico ao Centro de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia — Casa Pia de Lisboa. 

O Centro de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia venceu a 10.ª edição do Concurso Todos Contam na categoria reservada ao 1.º ciclo do ensino básico com o projeto “De pequenino… Poupar um bocadinho!”. Este projeto inclui atividades letivas e lúdicas destinadas a promover a educação financeira de 120 alunos do 1.º ciclo do ensino básico daquele estabelecimento de ensino.

Durante a sessão de entrega do prémio, o diretor do Centro de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia, Manuel Ventura, e a professora coordenadora do projeto, Isabel Gil, apresentaram a iniciativa premiada. Os alunos de cada turma, com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos, deram nota das atividades que têm desenvolvido no âmbito do projeto e cantaram uma música inspirada na família Moedas do Caderno de Educação Financeira 1.

Na cerimónia, o Vice-Governador do Banco de Portugal felicitou o empenho e entusiasmo dos alunos e dos professores envolvidos. O Vice-Governador reiterou o compromisso duradouro do Banco de Portugal e dos supervisores financeiros com a educação financeira.

A sessão, que decorreu nas instalações do Centro de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia, contou também com a intervenção de Lúcia Leitão, presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, que congratulou os professores e os alunos pela qualidade dos trabalhos apresentados e incentivou as crianças a continuarem a divertir-se, aprendendo com a família Moedas.

Sobre o Concurso Todos Contam

O Concurso Todos Contam é promovido anualmente pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) em colaboração com o Ministério da Educação, com o objetivo de premiar os melhores projetos de educação financeira a implementar nas escolas.

A 10.ª edição do Concurso Todos Contam contou com um total de 54 candidaturas a “Prémios Escola”, que envolviam cerca de 10 mil alunos de 82 escolas da maioria dos distritos de Portugal Continental e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Foram também submetidas 5 candidaturas ao “Prémio Professor(a)”.