11 Dez 2024

CMVM e CCDR-N realizam sessão sobre “Empreendedorismo Local” em Valença

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), em cooperação com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDR-Norte), dinamizou a segunda sessão sobre “Empreendedorismo Local: criação de uma empresa”, integrada na 3.ª edição do Plano de Capacitação Financeira da Região Norte.

A sessão teve lugar no dia 3 de dezembro, no Auditório do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, contando com a participação de cerca de 80 alunos do ensino secundário e profissional, e de 20 empresários e empreendedores da região.

Esta iniciativa teve como objetivo preparar os jovens para a sua vida profissional, dotando-os de conhecimentos que permitam tomar decisões de investimento mais informadas sobre a criação do seu próprio negócio.

A sessão foi aberta pelo Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, que salientou a importância do empreendedorismo local como fator de desenvolvimento da região e sublinhou a importância de incutir nas gerações mais novas o espírito da inovação e da criação do seu próprio negócio.

Participou também na abertura a representante da CMVM na Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, São Igreja, que realçou a importância da parceria dos supervisores financeiros com a CCDR-N para a concretização de iniciativas de literacia financeira dirigidas a públicos variados.

A sessão contou ainda com várias intervenções, nomeadamente da colaboradora do Departamento de Supervisão Comportamental e do Investidor da CMVM, Ana Frasquilho, que abordou a “A importância da poupança e da gestão das finanças pessoais”, do representante da Autoridade Tributária e Aduaneira, Joaquim Silva, com o tema “Impostos – porquê!?” e da formadora do IAPMEI, Sofia Cardoso, a quem coube apresentar o tema “Como constituir uma empresa”. A iniciativa contou também com o testemunho de uma empreendedora da região, Joana Moscoso, em representação da Native Scientist e Chaperone.

O encerramento da sessão esteve a cargo do Presidente da CCDR-N, António Cunha, que manifestou a continuação do seu apoio às iniciativas que se venham a desenvolver no âmbito da parceria desta entidade com os supervisores financeiros.

Consulte aqui o programa da sessão.

SOBRE O PLANO DE CAPACITAÇÃO DA REGIÃO NORTE

O Plano de Capacitação Financeira da Região Norte tem como objetivo reforçar os conhecimentos dos técnicos das autarquias locais desta região sobre temas de finanças pessoais de particular interesse para os públicos finais com quem trabalham, nomeadamente grupos vulneráveis (desempregados, beneficiários de apoios sociais, jovens adultos com baixa escolaridade, imigrantes, reformados), mas também de outros públicos como sejam empresários e gestores de empresas e da população em geral.

O Plano de Capacitação Financeira da Região Norte é desenvolvido no âmbito do protocolo de colaboração celebrado, em 2017, entre o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e a CCDR-Norte, que visa aumentar o nível de conhecimentos financeiros da população na Região Norte e promover a adoção de atitudes e comportamentos financeiros adequados.

Para atingir este objetivo, os supervisores financeiros e a CCDR-Norte contam com o apoio das autarquias locais enquanto parceiros fundamentais para assegurar a capilaridade territorial das ações a desenvolver dada a sua proximidade às populações das respetivas áreas geográficas.