27 Out 2021

CCDR-N e supervisores financeiros destacam a importância da literacia financeira na região Norte

No âmbito da Semana da Formação Financeira 2021, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), o Banco de Portugal, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários dinamizaram um webinar sobre “A importância da literacia financeira na região Norte”, dirigido às câmaras municipais desta região.

O webinar foi uma oportunidade para relembrar os trabalhos desenvolvidos pelo Plano Nacional de Formação Financeira no âmbito da promoção da literacia financeira das autarquias da região do Norte e manifestar a disponibilidade de alargar este projeto a todas as autarquias locais desta região. Este projeto iniciou-se em 2017 com a assinatura de um protocolo de colaboração entre os supervisores financeiros e a CCDR-N, que foi progressivamente implementado nas Comunidades Intermunicipais do Tâmega e Sousa, do Alto Tâmega e das Terras de Trás-os-Montes.

A sessão de abertura esteve a cargo da Vice-Presidente da CCDR-N, Célia Ramos, e o encerramento contou com a participação do Presidente do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno.

Na sua intervenção, o Presidente do CNSF e Governador do Banco de Portugal destacou que as autarquias locais são parceiros estratégicos fundamentais para promover a literacia financeira a nível regional, dada a sua proximidade às populações, mas desempenham também um papel muito importante de divulgar e ampliar as iniciativas desenvolvidas pelo Plano Nacional de Formação Financeira.

A Vice-Presidente da CCDR-N reiterou o compromisso desta Comissão com o projeto conjunto com os supervisores financeiros, de promoção da literacia financeira através das autarquias locais, destacando que a cooperação entre as instituições nacionais, os organismos regionais do Estado e os municípios é o melhor caminho para o sucesso na execução dos de objetivos comuns.

Na primeira parte do webinar a Comissão de Coordenação do Plano apresentou as principais linhas de atuação do Plano Nacional de Formação Financeira e as iniciativas de promoção da literacia financeira desenvolvidas na região Norte, destacando o papel das autarquias locais na capilaridade territorial das iniciativas e na proximidade à população.

A segunda parte do webinar contou com as intervenções do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Baião, Filipe Fonseca, do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, David Teixeira e do Vereador da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Paulo Rogão, que destacaram algumas das principais iniciativas de formação e sensibilização financeira que têm vindo a desenvolver nos respetivos municípios, desde a celebração dos acordos de cooperação com a CCDR-N e os supervisores financeiros, reafirmando o seu compromisso com a promoção da literacia financeira nos seus territórios.

 

Protocolo de cooperação para a promoção da formação financeira na Região Norte

O protocolo de cooperação celebrado, em 2017, entre o CNSF e a CCDR-N tem como objetivo promover a formação financeira da população da região Norte através das autarquias locais, parceiros fundamentais para assegurar a capilaridade territorial das ações a desenvolver e identificar as mensagens e os canais mais adequados para chegar às populações. Em 2017, 2018 e 2019 foram também celebrados Acordos de Cooperação com as CIM do Tâmega e Sousa, do Alto Tâmega e das Terras de Trás-os-Montes, respetivamente.