01 Mar 2018

Banco de Portugal promove formação de formadores para os BCPLP

Na semana de 19 a 23 de fevereiro, o Banco de Portugal, em conjunto com o Banco Central do Brasil e a Alliance for Financial Inclusion (AFI), promoveu, em Lisboa, um curso de formação de formadores em gestão de finanças pessoais, dirigido a técnicos dos bancos centrais dos países de língua portuguesa (BCPLP).

Esta formação contou com a presença do Vice-Governador do Banco de Portugal, Luís Máximo dos Santos e do Vice-Governador do Banco Central do Brasil, Isaac Sidney, que nas suas intervenções assinalaram a importância que os bancos centrais atribuem ao tema da inclusão e formação financeira e a riqueza da partilha de experiências.

Esta foi a primeira iniciativa desenvolvida no âmbito do protocolo de cooperação celebrado, em julho de 2017, entre os bancos centrais lusófonos e a AFI, tendo em vista o reforço de competências para a promoção da inclusão e formação financeira nos países de língua portuguesa.

O objetivo do curso é o de capacitar um grupo de formadores para realizarem iniciativas de formação financeira similares nos seus países, através da partilha de informação e de experiências sobre metodologias adequadas a diferentes públicos-alvo e a diferentes contextos sociais e económicos.

A formação foi ministrada por formadores do Banco de Portugal e do Banco Central do Brasil e abordou temas como o planeamento do orçamento familiar, o crédito e o endividamento, os meios de pagamento e a prevenção da fraude, bem como a importância da poupança e as suas possíveis aplicações.

Sobre a AFI

A Alliance for Financial Inclusion (AFI) é uma organização internacional que promove o acesso das populações mais desfavorecidas a serviços financeiros de qualidade, através da partilha de conhecimentos, da identificação de melhores práticas e da capacitação dos decisores públicos.

A AFI é uma organização reconhecida pelo G20 e integra bancos centrais, supervisores e outras entidades reguladoras do sistema financeiro de mais de 90 países em desenvolvimento. Esta organização está presente nas diferentes regiões do globo e estrutura-se por grupos temáticos que lhe proporcionam um conhecimento aprofundado de diferentes contextos nacionais e de diferentes estádios de implementação das iniciativas de inclusão e formação financeira.