09 Jun 2022

5.ª e 6.ª edições concluídas do curso “A Formação Financeira no Local de Trabalho“

Os supervisores financeiros dinamizaram as 5.ª e 6.ª edições do curso “A Formação Financeira no Local de Trabalho”, que decorreram entre os dias 18 a 26 de abril e 24 a 31 de maio.

As duas edições do curso de formação financeira no local de trabalho contaram com a participação de 122 colaboradores do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Destes, 91 foram considerados elegíveis para certificado por terem concluído, pelo menos, três módulos do curso na totalidade.

Ambas as edições decorreram num modelo totalmente à distância, através da plataforma de e-learning Todos Contam.

O curso “A Formação Financeira no Local de Trabalho” tem a duração de cerca oito horas e está organizado em cinco módulos – Orçamento Familiar, Contas e Meios Pagamento, Poupar e Investir, Crédito e Seguros –, cada um deles composto por materiais de formação obrigatórios e materiais de formação facultativos.

O curso enquadra-se no âmbito do protocolo de colaboração celebrado, em dezembro de 2020, entre o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e a Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (SGMTSSS), para a promoção da formação financeira no local de trabalho.

SOBRE O PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE OS SUPERVISORES FINANCEIROS E A SGMTSSS

Em dezembro de 2020, os supervisores financeiros e a SGMTSSS assinaram um protocolo de colaboração, com o objetivo de promover a formação financeira dos trabalhadores dos vários organismos que integram aquele Ministério.

O protocolo pretende contribuir para elevar o nível de conhecimentos financeiros dos trabalhadores do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e promover a adoção de comportamentos financeiros adequados, assegurando, simultaneamente, a partilha de experiências e a reflexão conjunta acerca da estratégia de promoção da formação financeira neste contexto.

SOBRE A FORMAÇÃO FINANCEIRA NO LOCAL DE TRABALHO

A formação financeira no local de trabalho tem vindo a assumir relevância nos últimos anos, na medida em que os adultos em idade ativa constituem o grupo que, com maior probabilidade, irá contrair créditos, contratar seguros, investir e poupar para a reforma.

A sua relevância para as estratégias nacionais de educação financeira tem, aliás, vindo a ser reconhecida pela Rede Internacional de Educação Financeira da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE/INFE), que considera o local de trabalho como o espaço adequado para a implementação de programas de formação financeira que auxiliem os trabalhadores a fazer uma efetiva gestão dos seus recursos financeiros. A promoção de iniciativas de educação financeira no local de trabalho contribui, segundo a OCDE/INFE, para a criação de ambientes de trabalho mais saudáveis e trabalhadores mais motivados, com os inerentes benefícios que daí advêm para as entidades empregadoras.