20 Mar 2026
CNSF divulga Relatório de Atividades de 2025 do PNFF
O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) divulga hoje o Relatório de Atividades de 2025 do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF). Este documento reúne as principais iniciativas de formação e de sensibilização financeira promovidas, ao longo de 2025, pelos supervisores financeiros e pelos parceiros do PNFF.
Principais destaques de 2025
Educação financeira de crianças e jovens
Os supervisores financeiros e os parceiros do Plano continuaram a apostar na dinamização de diversas iniciativas financeiras dirigidas a alunos de todos os ciclos de ensino, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, bem como a estudantes universitários, incluindo concursos, ações de formação e sensibilização e campanhas informativas.
Foi também divulgado em 2025 um novo recurso didático-pedagógico, o Guião para a Educação Financeira na Educação Pré-escolar, com o objetivo de apoiar educadores de infância na abordagem a temas financeiros junto de crianças.
Formação financeira de adultos
No que respeita ao público adulto, foi realizada mais uma edição do curso de formação financeira no local de trabalho, dirigida a 119 trabalhadores do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social que desempenhassem funções de atendimento ao público.
Na formação financeira através da formação profissional, foi também dinamizada uma nova edição do curso de formação de formadores do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P., que formou um total de 23 formadores. Os formadores do IEFP realizaram junto do público final um total de 493 ações de formação financeira, abrangendo 9789 formandos.
No âmbito de iniciativas dirigidas a empreendedores, empresários e gestores de micro, pequenas e médias empresas, os supervisores financeiros deram continuidade ao ciclo de conferências dedicado às “Finanças Empresariais: Insights e Tendências”, com a realização de um webinar sobre a governação das empresas, que reuniu mais de 400 participantes. Foram também realizadas 80 ações de formação, no âmbito da bolsa de formadores do IAPMEI e Turismo de Portugal, que envolveram 3383 formandos.
Os supervisores financeiros, em conjunto com os parceiros do Plano, promoveram ainda iniciativas de formação e sensibilização, através das autarquias locais e da rede nacional de bibliotecas públicas com o objetivo de reforçar a proximidade às comunidades. Manteve-se também a intervenção junto de segmentos da população mais vulneráveis, com especial enfoque nos seniores e sobre temas relacionados com a prevenção da fraude.
Campanhas de informação e sensibilização
Assinalou-se a Semana da Formação Financeira, pela primeira vez em simultâneo com a Global Money Week, com a participação de mais de 400 escolas por todo o país e mais de 30 entidades.
Para assinalar o Dia Mundial da Poupança, os supervisores financeiros associaram-se ainda à iniciativa “Educar para a Cidadania: Poupar, um Compromisso para o Futuro”, promovida pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação. Esta iniciativa contou com a participação dos membros dos Conselhos de Administração dos supervisores financeiros, de escolas de todo o país e de Instituições do Ensino Superior.
O Plano continuou em 2025 a marcar presença nas suas redes sociais, Facebook e Instagram, através da divulgação de conteúdos financeiros para a população em geral sobre diversos temas.