Orientações estratégicas

O Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF) assume-se como um instrumento que reconhece a importância da inclusão e formação financeira, define os princípios gerais de orientação para a sua promoção e enquadra e apoia a realização de iniciativas a nível nacional.

O Plano é um projeto de médio e longo prazo. As linhas de orientação definidas para 2021-2025 dão continuidade e reforçam a estratégia prosseguida nos primeiros dez anos de implementação, entre 2011 e 2021.

Os desafios agravados pela pandemia de COVID-19 fizerem emergir novos temas e preocupações que o Plano procurou integrar no âmbito da revisão das suas linhas de orientação, as quais reforçam o trabalho prosseguido nos últimos anos.

Até 2025, o Plano pretende intensificar as atuais parcerias e estabelecer novas, bem como apostar em plataformas digitais para atingir novos públicos e de forma mais célere. “Reforçar parcerias, apostar no digital” são assim as linhas de atuação que alicerçam a estratégia do Plano Nacional de Formação Financeira para os próximos anos.

Dimensões estratégicas de atuação

A pandemia ampliou as condições indutoras de vulnerabilidade das famílias e empresas, sublinhando a importância da resiliência financeira na sociedade. Assistiu-se também a uma aceleração da transformação digital com impactos muito significativos no crescimento dos serviços financeiros digitais. Ao mesmo tempo que contribuir para uma economia sustentável passou a ser uma preocupação ainda mais urgente.

É neste contexto particularmente desafiante que o Plano elege como dimensões estratégicas da sua atuação para 2021-2025: o reforço da resiliência financeira, a promoção da formação financeira digital e o contributo para a sustentabilidade.

REFORÇAR A RESILIÊNCIA FINANCEIRA

  • Estimular o exercício de planeamento e gestão do orçamento familiar
     
  • Sensibilizar para a importância de hábitos de poupança
     
  • Divulgar as caraterísticas e riscos dos principais produtos financeiros para a aplicação informada da poupança
     
  • Divulgar os produtos financeiros para cobertura de riscos associados a produtos de investimento e as suas características
     
  • Sensibilizar para os compromissos decorrentes do recurso ao crédito
     
  • Divulgar as implicações do sobrendividamento e as medidas de prevenção e gestão de situações de incumprimento
     
  • Sensibilizar para a importância do planeamento financeiro da reforma e para os produtos financeiros disponíveis para o efeito, suas caraterísticas e riscos
     
  • Promover hábitos de precaução e sensibilizar para a noção de risco, divulgando as características dos seguros e o seu papel na mitigação de riscos
     
  • Disseminar conhecimentos financeiros básicos

PROMOVER A FORMAÇÃO FINANCEIRA DIGITAL

  • Promover o acesso informado a produtos e serviços financeiros nos canais digitais
     
  • Fomentar a utilização segura de produtos e serviços financeiros digitais, estimulando os comportamentos adequados de cibersegurança e resilientes à fraude online
     
  • Sensibilizar para os enviesamentos comportamentais que o acesso aos canais digitais estimula
     
  • Divulgar as caraterísticas e riscos dos novos produtos e serviços financeiros digitais (por exemplo, cripto ativos, moeda digital, serviços de iniciação e agregação de pagamentos, InsurTech)
     
  • Sensibilizar par o aparecimento de novos prestadores de serviços neste mercado e para a crescente oferta transfronteiriça de produtos e serviços financeiros
     
  • Contribuir para a inclusão financeira digital atenuando os diferentes níveis de digitalização da população

CONTRIBUIR PARA A SUSTENTABILIDADE

  • Promover a economia circular no planeamento e gestão do orçamento familiar
     
  • Divulgar as caraterísticas e os riscos dos produtos financeiros “verdes” (ESG na sigla inglesa)
     
  • Sensibilizar para a existência de produtos de investimento com diferentes caraterísticas de sustentabilidade
     
  • Alertar para os riscos de difusão de informação errónea e incompleta sobre fatores ESG relativa a produtos e serviços financeiros (Greenwashing)
     
  • Divulgar os deveres de informação sobre os fatores ESG que pendem sobre as empresas, fundos de investimento, fundos de pensões e seguros de vida
     
  • Sensibilizar para o impacto das políticas ambientais e das alterações climáticas na evolução e desenvolvimento da economia e a importância dos seguros na mitigação desses riscos