Escola Básica Integrada Canto da Maia
A Escola Básica Integrada Canto da Maia, em Ponta Delgada - Açores, aderiu às comemorações da Global Money Week 2019.
Como preparação desta iniciativa, os alunos do 1.º ciclo do ensino básico foram desafiados a construírem um mealheiro com material reciclado, enquanto os alunos do 2.º ciclo do ensino básico criaram uma árvore de provérbios alusivos ao dinheiro e à poupança.
124 alunos da Escola Básica Integrada Canto da Maia participaram na Global Money Week, através de um conjunto de iniciativas.
Na sessão de abertura do evento, os alunos assistiram a um vídeo sobre a Global Money Week, seguindo-se um diálogo com os alunos sobre os conceitos orçamento, necessidades e desejos, compras por impulso e a importância da poupança.
Durante a sessão de abertura das ações do dia 27 de março, o Grupo Coral da Academia Sénior da Universidade dos Açores, “Vozes ao Entardecer”, apresentou no seu repertório o tema “Rama do Poupadinho”, especialmente concebido para este evento. Ainda neste dia, os alunos fizeram uma visita guiada à exposição “O Dinheiro nos Açores”, seguida de um quiz para testar os conhecimentos adquiridos. Terminada esta atividade, participaram numa corrida de estafetas, em que deveriam distinguir despesas necessárias de despesas supérfluas, e na atividade “A Mercearia”, que tinha como principal objetivo alertar os alunos para a necessidade de fazer escolhas como consumidores responsáveis.
As atividades dinamizadas com a Escola Básica Integrada Canto da Maia e Meio foram dinamizadas pelo Banco de Portugal, através da Delegação de Ponta Delgada.