23 Abr 2013

Conselho Nacional de Supervisores Financeiros entrega prémios do Concurso Todos Contam a escolas do Porto, Cinfães e Poiares

A cerimónia de entrega dos prémios às escolas do Porto, Cinfães e Poiares, vencedoras do concurso “Todos Contam”, irá realizar-se no próximo dia 23 de abril, com a presença de membros do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e do Ministério da Educação e Ciência, através de um representante da Direção-Geral de Educação.

O Governador do Banco de Portugal, Dr. Carlos da Silva Costa, enquanto Presidente do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, e o Presidente do Instituto de Seguros de Portugal (ISP), Professor Doutor José Figueiredo Almaça, irão deslocar-se à Escola Básica e Secundária de Fontes Pereira de Melo, ao Agrupamento de Escolas de Cinfães, ao Colégio Salesiano de Poiares, para proceder à entrega dos prémios de melhores projetos de formação financeira para o 2.º ciclo do ensino básico, para o 1.º ciclo do ensino básico e do prémio especial do Júri.

No passado dia 20 de fevereiro teve lugar a cerimónia de entrega do prémio ao melhor projeto de formação financeira para o ensino secundário – INETESE – Instituto de Educação Técnica de Seguros (Lisboa). A entrega do prémio pelo melhor projeto do 3.º ciclo do ensino básico, atribuído ao Agrupamento de Escolas de Almodôvar (Beja), ocorrerá brevemente, em data a anunciar.

SOBRE OS PROJETOS VENCEDORES

A Escola Básica e Secundária de Fontes Pereira de Melo foi premiada por um projeto destinado a alunos do 2.º ciclo do ensino básico que envolve toda a comunidade escolar em atividades sobre os temas da poupança, do consumo e do empreendedorismo.

O Agrupamento de Escolas de Cinfães foi premiado por um projeto destinado a alunos do 1.º ciclo do ensino básico que pretende sensibilizar os alunos para conceitos financeiros básicos e para a necessidade de realizar um planeamento do orçamento familiar e para a importância da poupança.

O Colégio Salesiano de Poiares foi premiado por um projeto dirigido a alunos com necessidades educativas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, centrando-se nos temas conhecer o euro, planear um orçamento, consumo, poupança, segurar e prevenir o futuro e prevenir a fraude.

SOBRE O CONCURSO TODOS CONTAM

O concurso Todos Contam foi lançado pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros em setembro de 2012, em parceria com o Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, com o objetivo de premiar os melhores projetos de formação financeira a implementar nas escolas durante o ano letivo 2012/2013.

O concurso contou com a participação de escolas de todo o país. Foram recebidas 59 candidaturas, envolvendo cerca de 190 escolas e 17 000 alunos.