09 Fev 2023

Plano participa na entrega dos Prémios Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2022

No dia 4 de fevereiro, teve lugar a cerimónia pública de entrega dos Prémios Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2022, iniciativa dinamizada pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social com o objetivo de homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido em domínios relevantes para a Economia Social.

Pelo nono ano consecutivo, este prémio tem o apoio do CNSF – Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) que atribui um curso de formação financeira ao vencedor da categoria “Trabalhos Escolares”.

A cerimónia teve lugar em Lisboa, na Voz do Operário, e contou com a participação do Senhor Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, em representação da Senhora Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e do Presidente da CASES, Eduardo Graça. A Presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira e Diretora do Departamento de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal, Lúcia Leitão, representou o CNSF e entregou os prémios na categoria de “Trabalhos Escolares” aos vencedores ex-aequo Agrupamento de Escolas de Alcanena e Agrupamento de Escolas de Vagos.

VENCEDORES 2022

CATEGORIA INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Nesta categoria foram vencedores ex-aequo Espaço t, com o projeto Brigadas Espaço t, e Mundo a Sorrir, com o projeto Centro de Apoio à Saúde Oral (C.A.S.O.).

Foram ainda atribuídas menções honrosas ao Centro Humanitário de Tavira Cruz Vermelha Portuguesa, com o projeto Info.Cuidador, e à VERDE - Associação para a Conservação Integrada da Natureza, com o projeto Carbono Biodiverso.

CATEGORIA DE ESTUDOS E INVESTIGAÇÃO

Sílvia Ferreira foi a vencedora nesta categoria com o estudo Trajetórias Institucionais e Modelos de Empresa Social, projeto de investigação no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Foram também atribuídas menções honrosas a Ana da Costa Silva, pelo seu trabalho Divulgação voluntária da informação e sustentabilidade: estudo aplicado às IPSS portuguesas, no âmbito do Mestrado em Gestão de Organizações do 3.º Setor na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico do Porto, e a Francisco do Adro, com o estudo Empreendedorismo, Inovação e Performance nas Organizações Sem Fins Lucrativos Portuguesas, tese para obtenção do grau de Doutor em Gestão na Universidade da Beira Interior. 

CATEGORIA DE ESTUDOS E INVESTIGAÇÃO NA LUSOFONIA

Isabel Moreira foi a vencedora deste prémio, com o trabalho Papéis e desafios das cooperativas da agricultura familiar no processo de implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em cidades de Minas Gerais, Brasil.

Alan Freitas ganhou uma menção honrosa com o trabalho Tripla natureza das cooperativas do setor mineral: desvelando as características da gestão social, econômica e ambiental, publicado na revista científica Research, Society and Development.

CATEGORIA TRABALHOS DE ÂMBITO ESCOLAR

Foram vencedores, ex-aequo, o Agrupamento de Escolas de Alcanena, com o projeto Curtalgas, e o Agrupamento de Escolas de Vagos, com o projeto AE VAGOS: uma escola que também é clube náutico.

CATEGORIA DE TRABALHOS JORNALÍSTICOS

Catarina Marques, com a reportagem Eu, a minha mochila e mais nada! (SIC) foi a vencedora deste prémio.

Foi atribuída uma menção honrosa a Maria João Morais pela reportagem Fratellini: no Monte da Caparica (jornal Almadense).

PRÉMIOS DE HONRA E PERSONALIDADE DA ECONOMIA SOCIAL 2022

Estes prémios foram atribuídos, na categoria Honra à Carreira, ex-aequo, a Augusto Máximo Flor e a Deolinda Meira, e, na categoria Honra à Capacidade Empreendedora, a João Semedo Tavares.