05 Abr 2022

Entrega dos Prémios Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2021

Os Prémios Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2021 foram entregues aos respetivos vencedores em cerimónia pública realizada em Lisboa. Esta iniciativa, dinamizada pela CASES – Cooperativa António Sérgio para Economia Social, tem como objetivo homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido em domínios relevantes para a Economia Social.

Pelo oitavo ano consecutivo, o Prémio António Sérgio teve o apoio do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e), que atribui um curso de formação financeira ao vencedor da categoria “Trabalhos Escolares”. A cerimónia contou com a participação da Senhora Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho e do Presidente da CASES, Eduardo Graça. A representação do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros foi assegurada pelo Diretor de Supervisão Comportamental da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e membro da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Eduardo Pereira, que entregou o prémio ao Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, com o Projeto Aver-o-Mundo.

Vencedores 2021

Categoria Inovação e Sustentabilidade

Nesta categoria foi vencedor o projeto Crescer na Maior – Associação de Intervenção Comunitária - É UM RESTAURANTE, cujo objetivo é promover a integração no mercado de trabalho das pessoas que se encontram em situação de sem abrigo na cidade de Lisboa. Foi ainda atribuída uma menção honrosa à Santa Casa da Misericórdia de Melgaço, com o projeto Lado a Lado.

Categoria de Estudos e Investigação

Cláudia Sofia Marques Cordeiro foi a vencedora nesta categoria com o estudo Inovação e Governança para a Sustentabilidade das Organizações de Economia Social: educação de jovens empreendedores e dirigentes de projetos sociais, no âmbito do Mestrado em Gestão De Organizações de Economia Social. Foi atribuída uma menção honrosa a Luís Jacob pelo seu trabalho Universidades Seniores Portuguesas: Caracterização e Desenvolvimento, no âmbito de uma tese de doutoramento na Universidade de Salamanca.

Categoria de Estudos e Investigação na Lusofonia

Ana Martha Bülow e Leonardo Custodio Machado venceram o prémio, com o trabalho Potencial de bancarização do cooperativismo de crédito nos municípios brasileiros desassistidos pelo SFN.

Categoria Formação Pós-Graduada

Venceu nesta categoria o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) - Instituto Politécnico do Porto, pelo seu Mestrado em gestão e regime jurídico-empresarial da economia social.

Categoria Trabalhos de Âmbito Escolar

O Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar foi o vencedor com o Projeto Aver-O Mundo.

Categoria Trabalhos Jornalísticos

Cecília Malheiro, da Lusa, com o trabalho Covid-19: Centro de Apoio ao Sem-abrigo do Porto triplica refeições entregues semanalmente venceu este prémio.

Foram também atribuídas duas menções honrosas, uma a Sara Moreira, Catarina Leal, Filipe Nunes, do jornal Mapa, pelo trabalho Pandemia Solidária e outra a Nuno Guedes pela reportagem O diário da nossa pandemia, da TSF.

Prémios de Honra Personalidade da Economia Social 2020

Estes prémios foram atribuídos, na categoria Honra à Carreira, e a título póstumo, a Rogério Cação e na categoria Honra à Capacidade Empreendedora, a Joana Moreira.