28 Abr 2020

Plano Nacional de Formação Financeira publica Relatório de Atividades de 2019 e Programa de Atividades de 2020

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros divulga o Relatório de Atividades de 2019 e o Programa de Atividades de 2020 do Plano Nacional de Formação Financeira.

O Relatório de Atividades do PNFF de 2019 destaca, como habitualmente, as principais iniciativas de formação e sensibilização financeira desenvolvidas pelo PNFF ao longo do último ano. Em 2019, os supervisores financeiros e o Ministério da Educação deram continuidade à estratégia de promoção da educação financeira nas escolas, dinamizando um curso de formação de professores no Montijo, em que participaram professores de escolas do distrito de Setúbal. O Plano continuou também a incentivar a utilização dos Cadernos de Educação Financeira, em particular em ações de sensibilização dirigidas a professores. Pelo oitavo ano consecutivo, foi dinamizado o Concurso Todos Contam, que pela primeira vez, atribuiu o “Prémio Professor”, para distinguir o docente que se destacou na implementação de projetos de educação financeira em anos anteriores. Os supervisores financeiros e os parceiros do Plano realizaram ações de formação e sensibilização junto de alunos de todas as idades.

 A formação financeira na formação profissional continuou a ser dinamizada em 2019, no âmbito do protocolo de cooperação celebrado entre os supervisores financeiros e o Instituto do Emprego e Formação Profissional. Ao longo do ano foram certificados cerca de meia centena de formadores, que desenvolveram subsequentemente os seus próprios cursos de formação.

No âmbito da parceria com os supervisores financeiros, o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação - e o Turismo de Portugal realizaram novas ações de formação financeira em todo o país, dirigidas a empreendedores e gestores de micro, pequenas e médias empresas.

Os supervisores financeiros mantiveram o apoio à formação financeira de empreendedores da economia social, no âmbito do protocolo existente com a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, no contexto do Prémio António Sérgio.

No âmbito do projeto de formação financeira com as autarquias locais, os supervisores financeiros e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte celebraram um acordo de cooperação com a Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes. O Plano continuou também a apoiar as iniciativas desenvolvidas pelas autarquias locais das Comunidades Intermunicipais do Alto Tâmega e do Tâmega e Sousa, no âmbito dos acordos estabelecidos em 2017 e 2018.

No quadro da parceria com os supervisores financeiros, em 2019 a Ordem dos Psicólogos Portugueses realizou iniciativas de sensibilização tendentes à promoção de atitudes e comportamentos financeiros adequados.

Dando seguimento à cooperação com o Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol, para a formação financeira dos jogadores de futebol, os supervisores financeiros colaboraram na realização e divulgação do primeiro Inquérito à Literacia Financeira dos Jogadores de Futebol.

Os supervisores financeiros e os parceiros do Plano dinamizaram iniciativas de sensibilização e de formação financeira junto de públicos vulneráveis, com várias ações dirigidas à população sénior, e junto do público em geral.

O Plano continuou a participar na Global Money Week, iniciativa mundial à qual se associaram várias escolas portuguesas, e a dinamizar a Semana da Formação Financeira, que decorreu entre 28 e 31 de outubro de 2019 e teve como centro a cidade de Bragança e autarquias locais da Região Norte.

Os projetos implementados ao longo do ano foram apoiados pela plataforma de e-learning Todos Contam e divulgados neste portal e na página de Facebook Todos Contam.

Os supervisores financeiros divulgam também o Programa de Atividades de 2020, que apresenta as principais iniciativas a desenvolver no corrente ano, não só pelos supervisores financeiros, mas também pelos parceiros do Plano. Este programa foi preparado no início do ano, em colaboração com os parceiros do Plano, tendo sofrido diversos ajustamentos subsequentes, em resultado da pandemia COVID-19. Algumas iniciativas inicialmente previstas (como a Global Money Week) foram entretanto canceladas e já não constam do programa. Face ao contexto de grande incerteza relativamente à duração e consequências da pandemia, algumas iniciativas mencionadas neste programa poderão igualmente vir a ser cance­ladas, adiadas ou implementadas em modelos alternativos.