19 Nov 2018

Iniciativas da Semana da Formação Financeira 2018

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e os parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF) dinamizaram, entre 29 de outubro e 2 de novembro, a Semana da Formação Financeira 2018, sob o lema “Na Formação Financeira Todos Contam!”.

As iniciativas decorreram em vários pontos do país e foram especialmente dirigidas a jovens em idade escolar, professores e outros formadores, empreendedores, gestores de micro e pequenas empresas, jogadores de futebol, psicólogos e população em geral.

Conheça aqui as escolas, parceiros e autarquias que dinamizaram atividades na Semana da Formação Financeira 2018.

As iniciativas da Semana da Formação Financeira 2018 foram também divulgadas na página do Facebook https://www.facebook.com/TodosContam/ .

Iniciativas para jovens

No dia 29 de outubro, as iniciativas foram dirigidas ao público escolar e tiveram como ponto de convergência a Escola Secundária de Pombal.

Cerca de 1100 alunos do Agrupamento de Escolas de Pombal, do ensino básico e secundário participaram nas diversas atividades promovidas pelos supervisores financeiros e pelos parceiros do Plano.

As salas da Escola Secundária de Pombal transformaram-se em espaços temáticos de formação financeira e encheram-se de alunos dos diversos ciclos de ensino para participarem em oficinas de formação financeira, jogos, ateliers e outras atividades lúdicas.

As atividades decorreram nos seguintes espaços temáticos: orçamento, poupança, risco e sistema financeiro.

No espaço orçamento, os alunos participaram em jogos sobre gestão do orçamento, necessidades vs desejos, o dinheiro e as características dos diferentes tipos de cartões bancários. Neste espaço estiveram envolvidas as seguintes entidades: Banco de Portugal, ASFAC e Junior Achievement Portugal.

No espaço poupança, os alunos participaram em workshops sobre poupança e mercado de capitais, responderam a um quiz sobre literacia financeira utilizando os seus smartphones e, no caso dos mais jovens, pintaram mealheiros. Neste espaço estiveram envolvidas as seguintes entidades: Banco de Portugal, CMVM, ASFAPB, DECO, DGC e a Junior Achievement Portugal.

No espaço risco, os alunos refletiram sobre a importância dos seguros nas suas vidas e construíram um jornal alusivo ao tema (“Diário de Seguros”), com base em entrevistas, fotografias e vídeos realizados ao longo de todo o dia, no âmbito do workshop "Repórteres de Finanças - Falando de Seguros". Participaram ainda no jogo “Segura-te Bem!”, que explora conceitos da atividade seguradora de forma lúdica e no workshop “O risco e o seguro”. Neste espaço estiveram envolvidas as seguintes entidades: ASF e APS.

No espaço do sistema financeiro, os alunos aprenderam os elementos de segurança das notas, a forma como circula o dinheiro, as precauções a ter na utilização dos canais digitais, o funcionamento da Bolsa de Valores e puderam, ainda, “visitar” o Museu do Dinheiro. Neste espaço estiveram envolvidas as seguintes entidades: Banco de Portugal, CMVM, APB e Junior Achievement Portugal.

Neste dia teve ainda lugar a cerimónia solene em que foram anunciados os projetos vencedores da 7.ª edição do Concurso Todos Contam que contou com um representante do Júri deste concurso, o Diretor-Geral da Direção-Geral da Educação, José Vítor Pedroso.

Esta cerimónia foi encerrada pelo Governador do Banco de Portugal e Presidente do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, Carlos da Silva Costa, a Vice-Governadora do Banco de Portugal, Elisa Ferreira, a Vice-Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Filomena Oliveira, e o Vice-Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, Filipe Aleman Serrano.

Iniciativas para psicólogos

Ainda no dia 29 de outubro, na Escola Secundária de Pombal, os supervisores financeiros e a Ordem dos Psicólogos Portugueses dinamizaram uma sessão “Os Psicólogos e a Importância da Formação Financeira”.

Saiba mais aqui.

Iniciativas para jogadores de futebol

No dia 30 de outubro, os supervisores financeiros e o Sindicato dos Jogadores dinamizaram um workshop sobre a formação financeira do jogador de futebol, no Museu Nacional do Desporto – Palácio Foz, Lisboa.

O workshop teve como objetivo sensibilizar os jogadores de futebol para a importância da gestão financeira durante a carreira.

Saiba mais aqui.

Iniciativas para empreendedores e gestores de micro, pequenas e médias empresas

Também a 30 de outubro, os supervisores financeiros participaram numa conferência organizada pelo IAPMEI e o Turismo de Portugal, intitulada “Modelos de financiamento na gestão empresarial”. A conferência teve lugar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, onde estiveram presentes cerca de 100 participantes.

Saiba mais aqui.

Iniciativas para formadores de cursos de formação profissional

No dia 31 de outubro, o Instituto do Emprego e Formação Profissional e os supervisores financeiros dinamizaram um workshop de formação financeira dirigido aos centros de emprego da região Norte e respetivos formadores. O workshop teve lugar no Serviço de Formação Profissional de Vila Real e estiveram presentes 70 participantes.

Saiba mais aqui.

Iniciativas para a população da região Norte

Nos dias 30 e 31 de outubro, os municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa associaram-se às comemorações da Semana da Formação Financeira. Ao longo destes dois dias nos municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Lousada e Marco de Canaveses realizaram-se diversas iniciativas de sensibilização sobre a importância da formação financeira, através de workshops, conferências, concursos e teatros com a participação do PNFF. Estas atividades foram dirigidas a diferentes públicos-alvo, designadamente jovens de diversos níveis de ensino, desempregados, populações vulneráveis, seniores, técnicos das autarquias e de instituições de ação social e autarcas.

Entre 30 de outubro e 1 de novembro, os supervisores financeiros estiveram presentes na Feira dos Santos, em Chaves, para divulgar as iniciativas do Plano Nacional de Formação Financeira.

A 2 de novembro, os municípios que integram a CIM do Alto Tâmega associaram-se às comemorações da Semana da Formação Financeira. As autarquias de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar promoveram sessões de divulgação dos projetos e materiais do Plano Nacional de Formação Financeira e atividades de sensibilização, com a colaboração do PNFF, dirigidas a diferentes públicos-alvo, tais como jovens, adultos, seniores, grupos vulneráveis, autarcas, técnicos das autarquias e de instituições de ação social.

Saiba mais aqui.