13 Mai 2016

Formação financeira para micro, pequenas e médias empresas

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) – Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões - o IAPMEI, Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. e o Turismo de Portugal I.P., apresentam, na sequência do processo de consulta pública, a versão revista do Referencial de Formação Financeira para Micro, Pequenas e Médias Empresas (Referencial).

O desenvolvimento deste Referencial resultou da assinatura de um Protocolo, em março de 2015, entre o CNSF e o IAPMEI, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira. Neste Protocolo reconhece-se como fundamental a promoção da formação financeira de empreendedores bem como de empresários e gestores das micro, pequenas e médias empresas em Portugal, enquanto agentes que contribuem decisivamente para o desenvolvimento da economia nacional.

Consulta pública

Apresentado publicamente no Dia da Formação Financeira, a 30 de outubro, o Referencial foi submetido a um processo de consulta pública ao longo do mês de novembro, com o objetivo de recolher comentários de todos os interessados em relação aos temas, subtemas e conteúdos apresentados.

Durante o processo de consulta pública realizaram-se, em vários pontos do país, reuniões bilaterais com associações empresariais, confederações e parceiros do Plano, cujos contributos, dada a sua proximidade com as empresas, foram muito importantes na construção de um documento final englobante e adequado às necessidades dos públicos-alvo.

Os contributos recebidos foram sempre que possível incluídos na nova versão do Referencial, enriquecendo assim os conteúdos inicialmente apresentados e promovendo a clarificação de alguns conceitos e princípios.

Turismo de Portugal

O Turismo de Portugal, reconhecendo também a importância da formação financeira junto das micro, pequenas e médias empresas do setor do Turismo, associou-se a este projeto, tendo já participado nas reuniões realizadas no âmbito do processo de consulta pública. O protocolo de colaboração entre o CNSF e o IAPMEI foi assim alargado ao Turismo de Portugal, que participará formalmente nas atividades de implementação do Referencial junto das empresas, nomeadamente nas ações do projeto piloto que se seguirá.

Projeto-piloto de formação financeira

O projeto-piloto de formação financeira tem como objetivo aferir a adequação dos conteúdos, testando, junto de uma amostra de empresas e de empreendedores, alguns dos tópicos propostos no Referencial. Estas ações de formação, que deverão arrancar brevemente, decorrerão ao longo dos próximos meses, em diversas regiões do país, junto de empresas de diferentes setores e com necessidades diversas a nível de formação financeira.

A versão do Referencial agora publicada pode ainda ser objeto de ajustamento na sequência dos resultados obtidos nas ações a realizar no âmbito deste projeto-piloto.

O Referencial revisto poderá ser encontrado nos sítios de internet das entidades envolvidas:

IAPMEI - http://www.iapmei.pt/

Turismo de Portugal - www.turismodeportugal.pt

Plano Nacional de Formação Financeira - www.todoscontam.pt