21 Out 2016

Conferência “A Formação Financeira na Gestão Empresarial”

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação e o Turismo de Portugal realizam, no próximo dia 3 de novembro, a conferência “A formação financeira na gestão empresarial”, que se enquadra nas comemorações do Dia da Formação Financeira 2016.

Nesta conferência será divulgada a versão final do Referencial de Formação Financeira para as micro, pequenas e médias empresas, desenvolvido no âmbito de um protocolo celebrado entre os supervisores financeiros, o IAPMEI e o Turismo de Portugal, que veio reconhecer a importância de promover a formação financeira de empreendedores, gestores e empresários. Serão também divulgados o programa de formação de formadores e o plano das ações de formação a realizar em 2017 com base neste Referencial.

Os trabalhos serão abertos pelo Senhor Ministro da Economia, Dr. Manuel Caldeira Cabral, e incluem intervenções dos Presidentes do IAPMEI e do Turismo de Portugal, bem como de membros do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões).

O programa da conferência inclui um painel sobre os desafios na área da formação financeira para as micro, pequenas e médias empresas, que conta com a presença dos Presidentes da Associação Portuguesa de Bancos, da Associação Portuguesa de Seguradores e da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Património, bem como dos Presidentes da Confederação Empresarial de Portugal, da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e da Confederação do Turismo Português.

Este painel será moderado pelo Dr. Luís Ferreira Lopes, assessor para a área das empresas e inovação da Presidência da República. Nele serão discutidos temas de interesse para empreendedores e gestores de micro, pequenas e médias empresas, como o acesso ao crédito e a escolha do financiamento adequado para as empresas, a importância dos seguros na gestão do risco empresarial e as aplicações financeiras na gestão empresarial.

Os trabalhos serão encerrados pelo Senhor Secretário de Estado da Indústria, Dr. João Vasconcelos, e pela Senhora Secretária de Estado do Turismo, Dra. Ana Mendes Godinho.

A conferência tem lugar Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, Rua Saraiva de Carvalho, nº 41 em Lisboa. Os trabalhos têm início pelas 14h30.

O programa pode ser consultado aqui.