26 Mar 2019

Final das 3ªs. Olimpíadas de Educação Financeira

A Fundação Dr. António Cupertino de Miranda dinamiza no próximo dia 26 de março, a grande final das 3ªs. Olimpíadas de Educação Financeira, na sede da Fundação, no Porto.

As Olimpíadas de Educação Financeira têm como objetivo incentivar os jovens dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico pelos temas da educação financeira, de 34 municípios da Região do Norte. Com esta iniciativa pretende-se que os alunos aprendam, de uma forma lúdica, a importância do dinheiro e dos comportamentos responsáveis na gestão das finanças pessoais.

A primeira etapa da competição foi realizada durante o mês de fevereiro, de forma online, através da plataforma eletrónica http://www.educacaofinanceirafacm.net/, e contou com a participação de 2200 alunos.

Na grande final estarão presentes 850 alunos das turmas finalistas de cada um dos municípios onde o projeto “No Poupar Está o Ganho” está a ser implementado, que disputarão entre si o primeiro, segundo e terceiro lugares de classificação. A etapa final contará ainda com a presença da Comissão Reguladora das Olimpíadas de Educação Financeira, constituída por representantes da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, do Ministério da Educação, e da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e do Banco de Portugal.     

Esta iniciativa insere-se no projeto de educação financeira “No Poupar Está o Ganho”, lançado em 2010 para promover a literacia financeira junto de crianças e jovens em idade escolar.