25 Nov 2016

Dia da Formação Financeira 2016 – Iniciativas dirigidas às escolas

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e os parceiros do Plano dinamizaram, pelo quinto ano consecutivo, o Dia da Formação Financeira 2016, sob o lema “Junta-te a nós porque Todos Contam!”.

No dia 2 de novembro, as iniciativas foram dirigidas ao público escolar e tiveram como centro a Escola Secundária da Amadora (ESA), do Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa.

Os pavilhões da Escola Secundária da Amadora transformaram-se em pavilhões temáticos de formação financeira e encheram-se de atividades dirigidas a todos os níveis de ensino, com oficinas de formação financeira, jogos, simuladores, ateliers.

Mais de 1.700 alunos de todos os ciclos de ensino participaram nas várias atividades promovidas nesta quinta edição do Dia da Formação Financeira.

Neste dia, por todo o país, outras escolas também se associaram às comemorações, dinamizando ações de formação financeira, com destaque para as escolas que pertencem à rede Todos Contam.

Atividades na Escola Secundária da Amadora

Ao longo de todo o dia decorreram nos pavilhões da Escola Secundária da Amadora, oficinas de formação financeira, jogos, simuladores, ateliers e outras atividades lúdicas. Estas atividades foram distribuídas por quatro pavilhões dedicados aos temas orçamento e poupança, sistema financeiro, risco e atividades para os mais pequenos.

No pavilhão do orçamento e poupança, os alunos participaram em jogos sobre a gestão do orçamento e as características dos diferentes tipos de cartões bancários e em workshops sobre poupança.

Entidades envolvidas: Banco de Portugal, ESA, APB, APFIPP, DECO e JA Portugal.

No pavilhão do sistema financeiro, os alunos participaram numa simulação do funcionamento da Bolsa de Valores. Imaginaram também a visita a um balcão de um banco para a realização operações bancárias simples. Ouviram ainda contar a história da evolução do dinheiro.

Entidades envolvidas: CMVM e Euronext , Banco de Portugal e JA Portugal.

No pavilhão do risco, os alunos puderam refletir sobre a importância dos seguros nas suas vidas e construir um jornal sobre seguros (“Diário de Seguros”), com entrevistas, fotografias e vídeos realizados ao longo do Dia da Formação Financeira. Tiveram ainda a oportunidade de participar em diversos workshops e jogos sobre a temática do risco e a importância dos seguros para a sua mitigação.

Entidades envolvidas: ASF, APS, APB e Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva.

O pavilhão dos pequeninos concentrou as atividades dirigidas aos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, sobre a gestão do dinheiro e do orçamento familiar, a importância da poupança e da mitigação dos riscos.

Entidades envolvidas: CMVM, ESA, APB, APS, APFIPP, ASFAC, DGC eGOEC e JA Portugal.

Saiba mais aqui sobre cada atividade dos supervisores e parceiros do Plano.

Sessões do Dia da Formação Financeira

A primeira sessão do Dia da Formação Financeira foi a do lançamento do Caderno de Educação Financeira 2, dirigido a alunos do 2.º ciclo, eteve a participação do Diretor-Geral da Educação, José Vítor Pedroso, da Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Silva, e dos membros da Comissão de Coordenação do Plano, Maria Lúcia Leitão (Banco de Portugal), Maria Igreja (CMVM) e Rui Fidalgo (ASF). Este novo projeto do Plano resulta da parceria entre o Ministério da Educação, os supervisores financeiros e as quatro associações do setor financeiro (APB, APS, APFIPP e ASFAC).

A sessão solene foi aberta pela Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, e pelo Diretor do Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, Francisco Marques.

Durante a sessão solene teve lugar a entrega de prémios do Concurso Todos Contam, que se iniciou com uma intervenção da Presidente do Júri do Concurso Todos Contam, Isabel Alçada, que destacou a qualidade dos projetos de formação financeira que têm sido recebidos nas últimas edições deste concurso.

A cerimónia de entrega dos prémios aos projetos vencedores desta 5.ª edição do Concurso Todos Contam contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, João Costa, dos Administradores do Banco de Portugal, Elisa Ferreira e Luís Máximo dos Santos, do Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Carlos Tavares e do Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, José Figueiredo Almaça.

Nesta sessão esteve também presente o Assessor para a Educação da Presidência da República, João Trocado da Mata, que leu uma mensagem do Senhor Presidente da República, que enfatizou a importância da formação financeira nas escolas e felicitou o Plano pelas iniciativas desenvolvidas na Escola Secundária da Amadora.

O Secretário de Estado da Educação encerrou a sessão solene, tendo destacado o trabalho que tem sido desenvolvido pelos professores nas escolas de todo o país e a continuidade que tem sido dada pelo Plano à celebração do Dia da Formação Financeira.

A sessão solene contou também com a participação dos alunos do pré-escolar do Jardim de Infância Vasco Martins Rebolo, do Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa que cantaram o hino “Os pioneiros da poupança”.

A sessão de apresentação do 3.º volume da Coleção Seguros e Cidadania, intitulado “Um perito em busca da verdade”, dirigido a estudantes do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico teve lugar no período da tarde. Esta apresentação foi realizada por uma das autoras do livro, Isabel Alçada, e pelo Presidente da Associação Portuguesa de Seguradores, José Galamba de Oliveira.

No Dia da Formação Financeira 2016, realizou-se ainda uma sessão de divulgação do Referencial de Educação Financeira, para professores e educadores das escolas da Amadora, cuja apresentação foi feita pela representante da Direção-Geral de Educação, Rosália Silva na presença dos membros da Comissão de Coordenação do Plano.

A Orquestra Geração, da qual fazem parte alunos do Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, também esteve presente dinamizando um momento musical.

Atividades da rede de escolas Todos Contam

Por todo o país, as escolas da rede Todos Contam comemoram o Dia da Formação Financeira, desenvolvendo atividades de formação financeira.

Conheça aqui as atividades realizadas pelas escolas.