31 Out 2014

Vencedores da 3.ª edição do Concurso Todos Contam anunciados no Dia da Formação Financeira

Os projetos vencedores da 3.ª edição do Concurso Todos Contam foram hoje anunciados durante a conferência do Dia da Formação Financeira, que decorreu no Palácio D. Manuel, em Évora.

O Júri atribuiu os cinco prémios previstos no Regulamento do Concurso aos projetos das seguintes escolas:

  • Educação pré-escolar: Associação de Solidariedade Social Mouta Azenha Nova (distrito do Porto);
  • 1.º ciclo do ensino básico: Escola Básica Conde de Vilalva, do Agrupamento de Escolas n.º 4 de Évora (distrito de Évora);
  • 2.º ciclo do ensino básico: Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches (distrito de Braga);
  • 3.º ciclo do ensino básico: Instituto Duarte de Lemos (distrito de Aveiro);
  • Ensino secundário: Escola Profissional Vértice (distrito do Porto).

O Júri decidiu também atribuir um Prémio Especial, não previsto no Regulamento, a um projeto que se destacou no âmbito da formação financeira de alunos com necessidades educativas especiais:

  • Prémio Especial do Júri: Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto de Cinfães (distrito de Viseu).

Dada a elevada qualidade dos projetos submetidos a concurso, o Júri decidiu ainda atribuir sete menções honrosas aos projetos das seguintes escolas:

  • Educação pré-escolar: Escola Básica do 1.º ciclo/Jardim de Infância de Rio Côvo Santa Eulália, do Agrupamento de Escolas de Vale D´Este (distrito de Braga);
  • 1.º ciclo do ensino básico: Colégio Monte Flor (distrito de Lisboa) e Colégio do Castanheiro (Região Autónoma dos Açores);
  • 2.º ciclo do ensino básico: Didáxis - Cooperativa de Ensino e Escola Cooperativa de Vale (distrito de Braga);
  • 3.º ciclo do ensino básico: Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Pedrosa Veríssimo, do Agrupamento de Escolas do Paião (distrito de Coimbra);
  • Ensino secundário: Escola Secundária D. Sancho II, do Agrupamento de Escolas n.º 3 de Elvas (distrito de Portalegre) e INETESE-Madeira (Região Autónoma da Madeira).

Todos os projetos submetidos a concurso cumpriam integralmente o Regulamento, respeitando, designadamente, os Princípios Orientadores do Plano Nacional de Formação Financeira.

O Concurso Todos Contam é promovido pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros– Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Instituto de Seguros de Portugal – e pelo Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional. Este concurso enquadra-se nos trabalhos do Plano Nacional de Formação Financeira e distingue os melhores projetos de formação financeira a implementar pelas escolas que ministrem a educação pré-escolar e o ensino básico e secundário.

O Júri do Concurso Todos Contam é constituído por membros do Comité Consultivo do Plano Nacional de Formação Financeira - Dr.ª Isabel Alçada (que preside), Dr.ª Maria Amélia Cupertino de Miranda e Dr.ª Maria Emília Brederode Santos - e por representantes do Ministério da Educação e Ciência - Dr. Luís Filipe Santos e Dr.ª Cristina Pereira.

A 3.ª edição do Concurso Todos Contam incluiu, pela primeira vez, projetos para a área da educação pré-escolar e teve grande adesão das escolas. Candidataram-se 71 projetos, o número mais elevado desde o lançamento do Concurso Todos Contam em 2012. Estes projetos envolveram mais de 100 escolas e cerca de 21000 alunos.