31 Out 2012

Vencedores do Concurso Todos Contam revelados no Dia da Formação Financeira

Os projetos vencedores do “Concurso Todos Contam” anunciados hoje no decurso da Conferência do Dia da Formação Financeira que teve lugar no Pátio da Galé, em Lisboa são os seguintes:
 
  • 1.º ciclo do ensino básico: Agrupamento de Escola de Cinfães, distrito de Viseu;
  • 2.º ciclo do ensino básico: Escola Básica e Secundária de Fontes Pereira de Melo, distrito do Porto;
  • 3.º ciclo do ensino básico: Agrupamento de Escolas de Almodôvar, distrito de Beja;
  • Ensino secundário: INETESE – Instituto de Educação Técnica de Seguros, distrito de Lisboa;
  • Prémio Especial do Júri: Colégio Salesiano de Poiares, distrito de Vila Real.
O “Concurso Todos Contam” constituiu uma iniciativa do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros – composto pelo Banco de Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e o Instituto de Seguros de Portugal –, e do Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional. Este concurso enquadra-se nos trabalhos do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF) e visa premiar os melhores projetos de formação financeira a implementar nas escolas do ensino básico e secundário, no ano letivo 2012-2013.
 
Em reunião realizada a 24 de outubro passado, o Júri atribuiu os quatro prémios previstos no Regulamento do “Concurso Todos Contam”, um para cada um dos três ciclos do ensino básico e um para o ensino secundário. O Júri decidiu também atribuir um Prémio Especial, não previsto no Regulamento, ao projeto que se destacou no âmbito da formação financeira de alunos integrados no Currículo Específico Individual. O Júri excluiu dez candidaturas que não cumpriam o Regulamento, designadamente por não respeitarem os Princípios Orientadores do Plano Nacional de Formação Financeira.
 
A avaliação dos projetos candidatos admitidos a concurso foi feita por um júri expressamente constituído para este efeito. O Júri foi formado por membros do Comité Consultivo do PNFF, Dra. Isabel Alçada (que presidiu), Dra. Maria Amélia Cupertino de Miranda e Dra. Maria Emília Brederode Santos, e representantes do Ministério da Educação e Ciência, Dr. Luís Filipe Santos e Dra. Cristina Pereira.
 
A apresentação de candidaturas ao “Concurso Todos Contam” decorreu de 19 de setembro a 19 de outubro de 2012. No termo deste período, foram recebidos 59 projetos candidatos, abrangendo cerca de 200 escolas em todo o território nacional, Continente e Ilhas, revelando uma significativa adesão de todos os níveis do ensino básico e do ensino secundário.