18 Abr 2024

CMVM entregou prémio do Concurso Todos Contam à Escola Básica de Montes Claros

A Vice-Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Inês Drumond, em representação do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, entregou, no dia 15 de abril, o Prémio para o 1.º ciclo do ensino básico à Escola Básica de Montes Claros, do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, em Coimbra.

A Escola Básica de Montes Claros foi a vencedora com o projeto “Economia (a) Circular, Poupança a dobrar”, dirigido a 64 alunos do 1.º ciclo. Pretende abordar as Finanças na perspetiva da economia circular, sendo as iniciativas a desenvolver pelos alunos mediadas pela Biblioteca Escolar e pelos professores de turma.

A abertura da sessão foi feita pelo Diretor do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, Luís Gonçalves. A sessão contou também com as intervenções da Coordenadora de Estabelecimento, Cristina Oliveira, da Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Helena Duque e da representante da Direção-Geral da Educação, Rosália Silva.

Durante a sessão, a professora bibliotecária Helena Reis fez a apresentação do projeto vencedor, do qual é responsável. Alunos e encarregados de educação participaram também nesta sessão, com a apresentação, respetivamente, da canção “Vamos Salvar o Mundo” e da peça de teatro “jograis”.

Na cerimónia, a Vice-Presidente da CMVM salientou o trabalho que esta professora e também este Agrupamento de Escolas tem vindo a desenvolver em prol da educação financeira. Reforçou ainda a ideia de que a promoção da literacia financeira junto de crianças e jovens em idade escolar é um dos meios mais eficientes e estruturantes para dotar as gerações futuras de conhecimentos, comportamentos e atitudes racionais face a questões de natureza económica e financeira.

A sessão contou também com a presença da representante da CMVM na Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira e Assessora do Conselho de Administração da CMVM, Maria Igreja, e de representantes das equipas dos supervisores financeiros.

Sobre o Concurso Todos Contam

O Concurso Todos Contam é promovido anualmente pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) em colaboração com o Ministério da Educação, com o objetivo de premiar os melhores projetos de educação financeira a implementar nas escolas.

A 12.ª edição do Concurso Todos Contam contou com um total de 43 candidaturas a “Prémios Escola”, que envolveram mais de 7500 alunos de 63 escolas da maioria dos distritos de Portugal Continental e da Região Autónoma dos Açores. Foram também submetidas 5 candidaturas ao “Prémio Professor(a)”.