15 Abr 2024

Banco de Portugal entregou prémio do Concurso Todos Contam ao Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto

A Administradora do Banco de Portugal Francisca Guedes de Oliveira, em representação do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, entregou, no dia 12 de abril, o Prémio de Continuidade do Concurso Todos Contam ao Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, de Cinfães.

A Escola Básica General Serpa Pinto, do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, venceu o Prémio de Continuidade da 12.ª edição do Concurso Todos Contam com o projeto “Aprender a poupar… com a família a ajudar!”. Este projeto inclui atividades letivas e lúdicas destinadas a promover a educação financeira de cerca de 360 alunos do 1.º ciclo do ensino básico daquele estabelecimento de ensino.

A abertura da sessão de entrega do prémio Escola, contou com as intervenções do diretor do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, Manuel Pereira, do presidente do conselho geral do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, Jorge Ventura, e ainda do presidente da Câmara de Cinfães, Armando Mourisco.

Durante a sessão, os professores responsáveis apresentaram o projeto premiado e os alunos entoaram o hino da poupança do Agrupamento “Aprender a poupar” e representaram a peça “Curso de Como Gerir o Meu Dinheiro”. Foi ainda apresentado um vídeo que testemunha as atividades realizadas pelo Agrupamento.

Na cerimónia, a Administradora do Banco de Portugal Francisca Guedes de Oliveira congratulou os alunos, os docentes e toda a comunidade escolar pelo trabalho notável e criativo desenvolvido, destacando a importância da literacia financeira e de como os conhecimentos financeiros são úteis ao longo da vida.

A sessão contou também com a intervenção da presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Ana Venâncio, e da representante da Direção-Geral da Educação, Rosália Silva, que realçaram o trabalho consistente e sistemático que o Agrupamento tem realizado no âmbito da literacia financeira e sua participação contínua no Concurso Todos Contam.

Sobre o Concurso Todos Contam

O Concurso Todos Contam é promovido anualmente pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) em colaboração com o Ministério da Educação, com o objetivo de premiar os melhores projetos de educação financeira a implementar nas escolas.

A 12.ª edição do Concurso Todos Contam contou com um total de 43 candidaturas a “Prémios Escola”, que envolveram mais de 7500 alunos de 63 escolas da maioria dos distritos de Portugal Continental e da Região Autónoma dos Açores. Foram também submetidas 5 candidaturas ao “Prémio Professor(a)”.