02 Jun 2022

ASF entregou prémios do Concurso Todos Contam

A Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), Margarida Corrêa de Aguiar, entregou no dia 30 de maio, em Cinfães, o prémio do Concurso Todos Contam para o ensino Pré-Escolar ao Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto.

O Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, que já venceu 8 edições anteriores do Concurso Todos Contam, foi premiado na 10.ª edição do Concurso Todos Contam na categoria reservada ao ensino Pré-Escolar com o projeto “Os pequenos também contam”, que envolveu 572 alunos e abordou todos os temas e subtemas propostos no Referencial de Educação Financeira para aquele ciclo de ensino, com especial destaque para os temas das necessidades e desejos, despesas e rendimentos, objetivos da poupança e meios de pagamento.

O projeto pretende contribuir para a integração plena e bem-sucedida das crianças na vida escolar, bem como para o seu desenvolvimento pessoal e social, envolvendo, sempre que possível, as respetivas famílias e outros elementos da comunidade educativa.

Na sessão, que se realizou no Auditório Municipal de Cinfães, foi também entregue o Prémio Professor(a) a Maria Irene Ramos, professora do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, responsável pela coordenação do projeto vencedor e cujo trabalho realizado na promoção da educação financeira se tem destacado ao longo dos anos.

A sessão de entrega do prémio contou ainda com uma apresentação do projeto vencedor e com a realização de atividades pelos alunos, destacando-se a dramatização da obra “Comprar, Comprar, Comprar”, de Luísa Ducla Soares, e a dinamização do jogo “Essencial ou Supérfluo”.

Na ocasião, a Presidente da ASF felicitou os professores e os alunos do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto pelo entusiasmo que têm colocado no desenvolvimento continuado em projetos de literacia financeira, enfatizando a importância deste investimento coletivo na preparação para a vida dos mais novos e dos benefícios resultantes. Acrescentou, o exemplo para a comunidade escolar e local que constitui o trabalho do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto.

No encerramento da sessão foi entoado o Hino da Poupança pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Cinfães.

A sessão contou também com a presença do representante da ASF na Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Eduardo Farinha Pereira, Diretor do Departamento de Supervisão Comportamental da ASF, e de representantes das equipas dos supervisores financeiros.

Sobre o Concurso Todos Contam

O Concurso Todos Contam é promovido anualmente pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, ASF e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) em colaboração com o Ministério da Educação, com o objetivo de premiar os melhores projetos de educação financeira a implementar nas escolas.

Os vencedores da 10.ª edição do Concurso Todos Contam foram anunciados a 25 de outubro de 2021, na sessão solene da Semana da Formação Financeira 2021.

A 10.ª edição do Concurso Todos Contam contou com um total de 54 candidaturas a “Prémios Escola”, que envolveram cerca de 10 mil alunos de 82 escolas da maioria dos distritos de Portugal Continental e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Foram também submetidas 5 candidaturas ao “Prémio Professor(a)”.