08 Jun 2022

ASF entregou prémio do Concurso Todos Contam ao Agrupamento de Escolas do Cadaval

A Presidente da ASF, Margarida Corrêa de Aguiar, em representação do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, entregou, no dia 7 de junho, o prémio do Concurso Todos Contam para o 2.º ciclo do ensino básico ao Agrupamento de Escolas do Cadaval. 

O Agrupamento de Escolas do Cadaval venceu a 10.ª edição do Concurso Todos Contam na categoria reservada ao 2.º ciclo do ensino básico com o projeto “Contigo, @ contar para o futuro”, que relaciona conceitos de poupança com sustentabilidade ambiental, promovendo o envolvimento das famílias dos alunos, através da respetiva Associação de Pais.

O projeto, que envolve 111 alunos, tem como principais objetivos o desenvolvimento de competências de educação e literacia financeira, a comunicação interciclos e o trabalho colaborativo e a promoção de uma gestão financeira sustentável, apoiando os alunos e as respetivas famílias neste processo.
Na sessão, que se realizou na Escola Básica e Secundária do Cadaval, o projeto vencedor foi apresentado pelas professoras responsáveis pela sua implementação, Elsa Carvalho, Vera Moura e Fátima Martins, e os alunos entoaram o Hino da Poupança, acompanhados pela Orquestra da Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval. 

A Presidente da ASF felicitou o Agrupamento de Escolas do Cadaval pelo projeto vencedor “Contigo, @ contar para o futuro”, enfatizando a interessante relação que o projeto estabelece entre conceitos de poupança e sustentabilidade ambiental. Chamou também a atenção para a importância do investimento das escolas na educação financeira dos mais jovens, fornecendo-lhes ferramentas muito úteis para a sua vida futura: já diz o ditado que “de pequenino é que se torce o pepino”. “O trabalho desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas do Cadaval é um exemplo para a comunidade escolar e local que está com certeza muito orgulhosa por estarmos hoje aqui reunidos”, referiu. 

A sessão contou também com a presença do Diretor do Agrupamento de Escolas do Cadaval, Paulo Henriques, do Presidente da Câmara do Cadaval, José Bernardo Nunes e do representante da ASF na Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Eduardo Farinha Pereira. Estiveram também presentes representantes das equipas dos três supervisores financeiros.

Sobre o Concurso Todos Contam

O Concurso Todos Contam é promovido anualmente pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) em colaboração com o Ministério da Educação, com o objetivo de premiar os melhores projetos de educação financeira a implementar nas escolas.

A 10.ª edição do Concurso Todos Contam contou com um total de 54 candidaturas a “Prémios Escola”, que envolviam cerca de 10 mil alunos de 82 escolas da maioria dos distritos de Portugal Continental e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Foram também submetidas 5 candidaturas ao “Prémio Professor(a)”.