22 Set 2021

Semana da Formação Financeira 2021

O Plano Nacional de Formação Financeira vai dinamizar, entre os dias 25 e 29 de outubro, a Semana da Formação Financeira 2021.

O lema das celebrações deste ano é “10 anos em que Todos Contam!”, assinalando assim os dez anos do Plano Nacional de Formação Financeira.

As iniciativas da Semana da Formação Financeira arrancam no dia 25 de outubro com o dia dedicado às escolas. Neste dia, terá lugar a sessão solene da Semana da Formação Financeira, na qual serão anunciadas as escolas vencedoras da 10.ª edição do Concurso Todos Contam e o(a) vencedor(a) do “Prémio Professor(a)” de 2021.

Nesta sessão, será também lançado o Caderno de Educação Financeira 4, dirigido aos alunos do ensino secundário, que resultou de um trabalho conjunto entre os supervisores financeiros, o Ministério da Educação e quatro associações do setor financeiro (a Associação Portuguesa de Bancos, a Associação Portuguesa de Seguradores, a Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios e a Associação de Instituições de Crédito Especializado). Com a publicação deste novo caderno, o Plano passa a disponibilizar manuais de educação financeira para todo os ciclos de ensino básico e secundário.

A sessão contará com a presença dos membros do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) e de representantes do Ministério da Educação e será transmitida em direto no portal Todos Contam, através de streaming, permitindo às escolas de todo o país acompanhar as atividades em tempo real.

Entre os dias 26 e 29 de outubro, os supervisores financeiros irão dinamizar iniciativas dirigidas a diferentes públicos-alvo, em conjunto com os parceiros do Plano, designadamente o Instituto do Emprego e Formação Profissional, o IAPMEI e o Turismo de Portugal, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, a Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, bem como o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol.

À semelhança do modelo adotado em 2020, as atividades previstas para esta edição serão celebradas maioritariamente à distância, em virtude das medidas restritivas da pandemia de COVID-19. Mais informações sobre cada um dos dias da Semana da Formação Financeira serão disponibilizadas em breve.

Acompanhe as novidades no portal Todos Contam e na página de Facebook do Plano Nacional de Formação Financeira (https://www.facebook.com/TodosContam/).