05 Nov 2020

Balanço da Semana da Formação Financeira 2020

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) e os parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira dinamizaram, entre 26 e 30 de outubro, a Semana da Formação Financeira 2020, sob o lema “Na Formação Financeira Todos Contam! À distância de um clique”.

Tendo em conta a suspensão das iniciativas presenciais, a edição deste ano ficou marcada pela utilização de plataformas digitais enquanto canais de comunicação privilegiados para a dinamização de webinars, ações de formação e partilha de conteúdos de formação financeira. O portal Todos Contam, a página de Facebook do Todos Contam, a página de YouTube do Plano e os portais institucionais dos supervisores financeiros foram os principais canais de comunicação desta Semana da Formação Financeira. No conjunto da Semana, o portal Todos Contam registou um total de 15 116 acessos.

As iniciativas tiveram início com a transmissão em direto da Sessão Solene da Semana da Formação Financeira, no dia 26 de outubro, a que assistiram cerca de 618 pessoas através dos diferentes canais por onde foi transmitida.

Esta sessão contou com a presença da Presidente do Júri do Concurso Todos Contam, Isabel Alçada, do Administrador da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Rui Pinto, da Administradora do Banco de Portugal, Ana Paula Serra, da Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, Margarida Corrêa de Aguiar, do Presidente do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno e do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa. Como habitualmente, nesta sessão foram anunciadas as escolas vencedoras da 9.ª edição do Concurso Todos Contam e o professor vencedor do “Prémio Professor” de 2020. As escolas vencedoras e o professor premiado partilharam os seus testemunhos através de videoconferência.

O encerramento da sessão esteve a cargo do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, que destacou a importância de ensinar os mais jovens a gerir o dinheiro, a poupar e a interpretar a informação financeira, para que sejam capazes de tomar decisões informadas e conscientes.

Se não teve oportunidade de assistir em direto à sessão, pode ver aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Dw4-Ug8mAXI&feature=emb_logo.

Entre os dias 27 e 30 de outubro, os supervisores financeiros lançaram uma campanha de divulgação de quatro mini-videos sobre as principais ferramentas e conteúdos de formação financeira disponíveis no portal Todos Contam: Simuladores, Etapas da vida, Bibliotecas e Plataforma de e-learning. Os mini-vídeos foram difundidos nas redes sociais e no portal Todos Contam e, durante os primeiros quatro dias da campanha, obtiveram um total de cerca de 1500 visualizações.

No dia 28 de outubro, os supervisores financeiros e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) lançaram as 6.ª e 7.ª edições do Curso de Formação Financeira na Formação profissional, através de uma sessão online dirigida aos formadores do IEFP que vão participar nestes cursos. Esta sessão contou com as intervenções do Administrador da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, Manuel Caldeira Cabral, do Vice-Presidente do IEFP, António Leite, e dos membros da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira. Nesta sessão foram apresentados os resultados das ações de formação promovidas pelos formadores do IEFP em 2020. Até ao momento foram concretizadas 953 ações, as quais impactaram um total de 11 848 pessoas.

No dia 29 de outubro, o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., o Turismo de Portugal e os supervisores financeiros dinamizaram uma conferência à distância sob o tema “Gestão Financeira em tempos de incerteza”, dirigido a empreendedores, empresários e gestores de micro, pequenas e médias empresas, que contou com mais de 700 inscrições. A conferência foi aberta pelo Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, e pelo Administrador do IAPMEI, Nuno Gonçalves. O encerramento esteve a cargo do administrador do Conselho de Administração da CMVM, Rui Pinto, em representação do CNSF.

No dia 30 de outubro, o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) e os supervisores financeiros dinamizaram um debate sobre a resiliência financeira dos jogadores de futebol no contexto da pandemia de COVID-19 e contou com a participação do Presidente do SJPF, Joaquim Evangelista, do representante do SJPF, João Oliveira, dos membros da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira e dos jogadores profissionais de futebol Tiago Caeiro e Micaela Matos. O debate foi transmitido na página de Facebook e no canal YouTube do SJPF e até à data contou com mais de 730 visualizações.

Durante toda a Semana da Formação Financeira, foram muitas as escolas, parceiros e municípios que não quiseram deixar de dinamizar iniciativas para assinalar esta importante ocasião. Conheça aqui em detalhe cada uma delas.