10 Nov 2023

Workshop: “Gestão das finanças pessoais em contextos adversos”

A Semana da Formação Financeira arrancou com o workshop “A gestão das finanças pessoais em contextos adversos”.

Decorreu no dia 30 de outubro, no edifício sede da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), um workshop dinamizado pelos supervisores financeiros em conjunto com a Secretaria-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (SGMTSSS) e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), dirigido aos trabalhadores das entidades que integram o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A sessão contou com cerca de 65 participantes.

Na primeira parte do workshop, intitulada “A gestão do orçamento num contexto de incerteza”, o Coordenador do Unidade de Informação e Formação Financeira do Banco de Portugal e membro da equipa técnica do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF), Luís Vaz, analisou  o impacto da inflação e da subida das taxas na gestão do orçamento familiar, bem como outros fatores que podem colocar desafios acrescidos à organização das finanças pessoais. Foram ainda apresentadas situações práticas e recomendações de atuação para cada um delas.

A segunda parte do workshop foi assegurada pelo representante da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Nuno Costa, tendo estado em discussão a relação entre baixos níveis de literacia financeira e stress financeiro e o respetivo impacto na saúde mental e física, com recomendações sobre como identificar e lidar com situações de ansiedade financeira.

No workshop foi também apresentado o Gabinete de Apoio Psicossocial da SGMTSSS, pela respetiva coordenadora, Maria João Jorge.

A abertura da sessão contou a participação do Diretor do Departamento de Supervisão Comportamental da ASF e membro da Comissão de Coordenação do PNFF, Eduardo Farinha Pereira.

O encerramento da sessão contou com a intervenção da Secretária-Geral do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria João Lourenço.